Santa Catarina de Siena: História, Oração e Novena

abril 08, 2021

Santa Catarina de Siena: Conheça a história da Doutora da Igreja e saiba como rezar a novena e oração

Quem foi Santa Catarina?

Doutora da Igreja, Santa Catarina nasceu em Siena na Itália, em uma humilde e numerosa família no ano de 1347.

Era franzina e tinha uma saúde muito frágil, quase sempre esteve doente. Apesar disso, levava uma vida de muita oração, silêncio e rigorosas penitências, era dotada de muitos dons místicos, em suas orações contemplativas muitas vezes entrava em êxtase levando muitos que a observavam à conversão.

Quando criança não teve a oportunidade de estudar, era analfabeta, porém deixou magníficas obras literárias ditadas por ela. Uma de suas mais importantes e famosas obras "Diálogo sobre a Divina Providência" é ainda muito estudada e respeitada até hoje.

Apesar de sua aparência simples e frágil, é considerada a mulher cristã mais impressionante do milênio.
 
Leia também:
 
 
Foi ela que se empenhou em conseguir que o Papa Urbano VI voltasse para Roma para assumir o governo da Igreja, já que naquela época a sede da Igreja encontrava-se na França e sofria com a forte influência da política francesa.

Ela também serviu os doentes durante a mortífera peste negra, suas orações e ajuda direta curou a muitos quando quase um terço de toda a população da Europa teve a vida ceifada pela doença.

Esse seu forte exemplo de caridade, amor e misericórdia ajudou a converter muitos pagãos nesse devastador momento da história.

Em 29 de abril de 1380, aos 33 anos Santa Catarina, a jovem "frágil" que portava em seu corpo estigmas, as chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, morreu vítima de um derrame.

O corpo da Santa encontra-se em Roma na Igreja de Santa Maria Sopra Minerva, sua cabeça na cidade em que nasceu, Siena. Foi declarada Doutora da Igreja em 1970 pelo Papa Paulo VI, por conta da grandiosidade mística e teológica de sua obra.

Santa Catarina de Sena, rogai por nós!


Orações

Pela intercessão da Santa:


Senhor, nosso Deus, nas tribulações Tu nos revelas o poder de Tua misericórdia. De Ti, Santa Catarina recebeu a graça de suportar o martírio. De Ti nos venha também a força de confiar em Teu auxílio em todas as necessidades. Isto Te pedimos por Jesus Cristo. Amém.

Oração a Santa Catarina:

Gloriosa santa Catarina, modelo de virtude, por aquela fé que vos animava desde a mais tenra idade e que vos fez tão agradável aos olhos de Deus, que merecestes não só a coroa do martírio, mas que também confundistes os sábios deste mundo e os convertestes a Cristo, alcançai-nos a graça de conservarmos em nossos corações a fé, em toda a sua pureza e de nos confessarmos cristãos não somente por palavras, mas também por obras, para que Jesus, de quem damos testemunho diante dos homens, nos confesse e glorifique diante do Pai. Ó Santa Catarina, Virgem forte na fé, por aquela constância com que conservastes vossa Consagração a Cristo, no meio do mundo corrompido, alcançai-nos de Deus o espírito de fortaleza para vencermos todas as tentações e nos conservarmos puros de coração. Ó Virgem ardente no amor, por aquela força que abrasava o vosso coração na fidelidade ao amor de Deus e à missão para a qual Deus vos chamou e que vos fez suportar tantos sofrimentos e torturas, alcançai-nos de Deus a graça que purifica o nosso amor, para que possamos um dia participar da mesma glória que merecestes pelo vosso martírio. Amém.

 

Inicie a Novena Santa Catarina de Sena dia 20 de abril

Novena (Inicia-se dia 20 de abril)


Oração preparatória (para todos os dias):

Ó Deus, nosso Pai, vós quereis que bendigamos e glorifiquemos vossos santos, com os quais, cheio de clemência e de amor, repartistes os tesouros de vossa bondade e misericórdia. Humildes e confiantes, estamos em vossa presença e, durante esta novena em honra de Santa Catarina, nós vos pedimos a graça ... (apresentar a intenção). Dai-nos, também, a graça de vivermos de acordo com vossa vontade. Livrai-nos de todo pecado e tornai-nos zelosos na prática do bem. Permanecei conosco em todas as tentações, e recebei favoravelmente nossos pedidos durante esta novena.

Rezar a oração própria de cada dia.

Pai nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

V. Rogai por nós, Santa Catarina. 

T. A fim de obtermos o verdadeiro espírito de Jesus Cristo.

Oração final (para todos os dias):

Ó Deus, que entre outros milagres de vosso poder, destes a Santa Catarina a glória do martírio, concedei-nos propício que, por sua intercessão, caminhemos para vós segundo seu exemplo de amor e fidelidade. Amém!

Oração para cada dia:

1º dia - Virtuosa mártir, Santa Catarina, vós permanecestes até à morte constante na fé, na esperança e no amor a Deus e ao próximo. Intercedei por nós e obtende-nos a graça de perseverar na prática de boas obras até que, passando esta vida, possamos ser admitidos no Reino Eterno. Amém!

2º dia - Corajosa virgem, Santa Catarina, que generosamente suportastes sofrimento e afrontas com firmeza e por amor a Cristo, pedi a Deus por nós, afim de que recebamos com fé as provações de toda sorte que nos acontecerem, para que nossa fé seja purificada. Amém!

3º dia - Gloriosa Santa Catarina, desde a juventude vos consagrastes exclusivamente a Jesus Cristo, amando-o sobre todas as coisas e de todo o coração, e nada vos pôde separar dele. Intercedei por nós a fim de que, pelo amor fiel, nos unamos a Jesus Cristo, nosso Salvador. Por seu amor, renunciemos a todo pecado e em tudo sejamos conforme a vontade salvífica de nosso Deus. Amém!

4º dia - Santa Catarina, mártir, fostes inabalável e firme em vossa fé. Corajosa e heroicamente a confessastes diante do imperador pagão, selando-a com vosso sangue. Intercedei por nós para que tenhamos a felicidade de viver a verdadeira fé e nela perseverarmos. E que, assim, possamos permanecer fiéis à Igreja de Jesus Cristo, dando testemunho, por palavras e ações, daquilo que cremos. Amém!

5º dia - Santa Catarina, virgem, por amor a Cristo conservastes a pureza do corpo e do espírito e renunciastes a qualquer outro valor. Intercedei por nós para que nossos pensamentos, olhos, corações e todo o nosso ser sejam purificados de toda malícia, afim de que, por meio de uma vida casta, testemunhemos a todos o amor de nosso Deus. Amém!

6º dia - Santa Catarina, verdadeira discípula de Jesus Cristo, na escola da cruz conhecestes as vaidades do mundo, renunciastes a suas alegrias e encantos. Por amor a Jesus, suportastes alegre todos os sofrimentos, até o martírio. Nós temos medo de nossa hora e constantemente resistimos ao sofrimento. Intercedei por nós, para que tenhamos coragem de seguir a Jesus Cristo no caminho do Calvário, completando em nossa carne o que falta à sua paixão, para que conheçamos em nossa carne sua Ressurreição. Amém!

7º dia - Heroica Santa Catarina, vós, com a graça de Deus, soubestes resistir a tantas palavras e situações sedutoras, e fostes perseverante até ao martírio. Rogai a Deus por nós, para que nosso sim seja sim e nosso não seja não; desse modo, por palavras e obras, permaneceremos fiéis à vocação para qual fomos chamadas. Amém!

8º dia - Santa Catarina, virgem prudente e sábia, crescestes em um ambiente de honrarias e riquezas. À luz do evangelho de Jesus Cristo, soubestes discernir os verdadeiros valores de nossa existência, e conquistastes a alegria de possuir o supremo Bem. Intercedei por nós, a fim de que não nos deixemos ofuscar pelo falso brilho da riqueza e do poder, mas, com um coração de pobre, encontremos o tesouro do Reino do Céu. Amém!

9º dia - Santa Catarina mártir, na oração encontrastes o alimento de vossa fé e a coragem de caminhar na fidelidade de vossa consagração a Jesus Cristo. Vencestes as tentações e sofrestes o martírio. Rogai a Deus por nós, para que sejamos dóceis ao Espírito que nos foi dado para manifestarmos toda a verdade e, guardando sua Palavra em nosso coração, possamos viver a vida de verdadeiros filhos de Deus. Amém!


Fonte: oracaododiaadia.com; cruzterrasanta.com.br, santo.cancaonova.com.
_____

Se você gostou deste artigo seja um evangelizador e compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.


Tem um testemunho? Partilhe nos comentários sua história de fé, deixe também suas intenções e pedidos de oração para que possamos todos rezar uns pelos outros.

Dúvidas ou sugestões serão sempre respondidas o mais breve possível.

Além disso, posso te pedir para rezar hoje uma Ave-Maria por mim e por esta missão? Deus abençoe você!
_____

Leia os Termos de uso deste blog ao deixar seu comentário: Termos de uso

Atenção: Este blog utiliza links de *Programas de Afiliados(nº6); ao adquirir qualquer produto/serviço através destes links recebe-se uma pequena comissão; entretanto, isso não tem nenhum custo adicional para você. Desde já, meu muito obrigado, que Deus lhe dê em dobro!

You Might Also Like

0 comentários

Bem vinda(o) ao blog!
+ Deixe seu comentário, ele é muito apreciado e importante para mim.
+ Todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados.
+ Marque a opção "Notifique-me" para ser informada (o) quando seu comentário for respondido.

BAIXE AGORA