Santa Gianna Beretta Molla um exemplo de santidade em defesa da vida

julho 25, 2020

Gianna Beretta Molla: História, Novena e Oração da heróica Santa defensora da vida

Santa Gianna nasceu em Magenta, Itália em 4 de outubro de 1922. Foi a 12ª dos treze filhos do casal Alberto Beretta e Maria de Micheli.

Recebe em seu lar cristão a educação pautada na fé, assim desde muito cedo acolhe a vida como um dom de Deus e total entrega a Providência Divina.

Formou-se em medicina e logo assumiu sua missão de servir a Deus através da profissão.  Dedicou-se a acompanhar os jovens na Ação Católica, onde ajudava-os na educação e crescimento espiritual.

Liderou inúmeros projetos como conferências, peregrinações, esportes, diversões.. toda sua metodologia baseava-se na caridade e na capacidade de acolher:

"No seu apostolado, dedicava-se sobretudo à caridade, à aproximação individual; interessava-se por todos os problemas íntimos e de família, onde quer que considerasse útil intervir com sua ajuda, mediante uma palavra de encorajamento, de conselho e de conforto."

Depoimento de uma das jovens que Santa Gianna acompanhava na Ação Católica.

Em 1952 Santa Gianna alimentava o sonho de - a exempo de dois de seus irmãos - vir ao Brasil como missionária. Um deles - Francesco, que era engenheiro - estava construindo um moderno hospital em Grajaú no Maranhão. 

Porém, a preocupação manifestada por aqueles que lhe eram queridos, com sua frágil saúde a fizeram abandonar esse desejo.

Dois anos mais tarde - dezembro de 1954 - após conhecer o engenheiro Pietro Molla os dois começam um forte amizade, que depois de alguns encontros já colocam-se a conversar sobre noivado e matrimônio.



imagem de Santa Gianna com o marido Pietro Molla
Pietro, aos 42 anos, rapidamente apaixonou-se por Gianna e no final de fevereiro de 1955 faz a proposta de casamento que é recebida por ela com muita alegria.

Em 11 de abril do mesmo ano acontece o noivado e não muito depois os preparativos para o grande dia.




Santa Gianna e Pietro Molla corresponderam-se através de cartas desde o período de noivado até depois de casados, dado que o engenheiro viajava bastante a trabalho. 

Muitas dessas cartas foram cedidas por ele e constituem o Livro Cartas de amor de uma Santa, onde fica explicíto a alegria e disposição de Gianna em viver a vocação matrimonial.

Os dois casaram-se em 24 de setembro de 1955 e poucos meses depois foram abençoados com o primeiro filho. 

A feliz família Molla cresceu ao passar dos anos e em 1959 Gianna já era a alegre mãe de 3, Pierluigi; Maria Zita, carinhosamente chamada de Mariolina e Laura Enrica Maria.

Santa Gianna era plenamente feliz, o amor e alegria em viver sua vocação de esposa e mãe a impulsionavam a querer mais filhos. 

Segundo seu irmão Ferdinando, que era médico, após a terceira gravidez ela sofreu a perda espontânea de dois de seus filhos. Porém logo uma nova gravidez dava os primeiros sinais em julho de 1961.

Contudo, no segundo mês de gestação lhe surgiu um fibroma pelo qual foi necessária uma internação hospitalar.
 
Santa Gianna Beretta Molla um exemplo de santidade em defesa da vida
CLIQUE AQUI E COMECE AGORA

Os médicos informaram a situação a Santa e aconselheram a interromper a gravidez, Gianna porém se opôs de imediato. 

Ela por sua profissão tinha total  consciência do risco que se encontrava, entretanto sua vocação de mãe e médica era promover a vida.

O fibroma foi extraído e após algum tempo de descanso ela pode voltar a rotina normal, porém com cuidado.

Sabendo do perigo da situação que ocorreria se o fibroma voltasse expressou ao marido e familiares sua vontade no caso de precisarem decidir entre sua vida e de seu filho, que escolhessem absolutamente a da criança.

Em 20 de abril de 1962 - sexta-feira da Semana Santa - entra no hospital para o parto, no dia seguinte foi realizada a cesariana que trouxe Gianna Emanuela a vida.

Algumas horas após dar à luz, passado os efeitos dos remédios começaram as fortes dores que logo se tornariam a agonia de Gianna. 

E em meio aos dias de dores e sofrimento que viveu, houve a triste despedida de Gianna a filha recém-nascida, familiares e seu amado Pietro, que ainda a escreveu:

"Quando você pegou nos braços a nossa criaturinha, olhou-a afetuosamente, com um olhar que denunciava o seu sofrimento indizível por não a poder seguir, educar, e não mais vê-la."
 
Santa Gianna partiu na manhã de 28 de abril de 1962 e logo por ocasião dos funerais já se falava em santidade.

Em 24 de abril de 1994, Ano Internacional da Família, foi beatificada por João Paulo II e  canonizada em 16 de maio de 2004.



Leia também:
O milagre que possibilitou a canonização da Santa Gianna
Livro: Cartas de amor de uma Santa
Santa Catarina de Siena: História, orações e novena
As cartas de Santa Gianna: 20 belas e inspiradoras citações escritas pela Santa
Livros de mulheres católicas que valem a pena conhecer
Santa Gianna símbolo de defesa da vida




Frase de Santa Gianna Molla sobre a felicidade

Novena por uma graça pela intercessão de Santa Gianna

Ó Deus, nosso Pai, Tu que tens dado à Tua Igreja Santa Gianna Beretta Molla, que na juventude Te procurou amorosamente e Te levou a outros jovens, empenhando-os apostolicamente como testemunha na Ação Católica e colocando-os ao lado dos doentes e idosos para ser para eles ajuda e conforto.

Nós Te agradecemos por este dom de jovem amorosamente empenhada. Com seu exemplo, dá-nos a graça de consagrar nossa vida a Teu serviço, para alegria de nossos irmãos.

Glória ao Pai...


Ó Jesus, Redentor dos  homens, tu chamaste Santa Gianna a desenvolver a missão de médica, conforto dos corpos e das almas, vendo a Ti mesmo nos irmãos e nos pequenos indefesos.

Nós Te agradecemos por Te haveres mostrado nesta Tua serva como “o que serve” e acalma a dor dos homens. Acolhendo sua lição, fazei-nos generosos cristãos a serviço dos irmãos, particularmente daqueles que participam de tua Cruz.

Glória ao Pai...

 
Ó Deus, Espírito santificador, que amas a Igreja como Tua Esposa, Tu infundiste no coração de Santa Gianna um pouco do Teu amor para colaborar no Teu maravilhoso plano de salvação, dando-Te novos filhos, para que pudessem conhecer-Te e amar-Te.

Nós Te agradecemos por este modelo de esposa e por seu corajoso testemunho. Dá às nossas famílias a serena e a cristã presença de esposas empenhadas em transformar nossas casas de homens em cenáculos de fé e de amor, com generoso trabalho e santificante serviço.

Glória ao Pai...


Oração final: Ó Deus criador e amante do ser vivente, Tu estavas ao lado de Santa Gianna, quando se encontrou no dilema de salvar a própria vida ou a vida da criança que, qual dom esperado, levava no seio.

Confiando só em Ti e reclamando o mandamento de defesa da vida, ela encontrou a coragem de cumprir o seu dever de mãe e de dizer “sim” à nova vida, sacrificando generosamente a própria, coroando uma vida cristã exemplar.

Por intercessão de Maria, Mãe de Jesus, e segundo o exemplo de Gianna, dispõe todas as mães a acolherem, com amor, cada vida nascente, e sustentarem a todos no respeito à vida.

Dai-nos a graça que te pedimos (fazer o pedido) ...

E a alegria de nos inspirar em Santa Gianna qual modelo de jovem, esposa, mãe e médica, que segundo o exemplo de Jesus, sacrificou a si mesma pela vida do próximo.

Rezar uma Ave Maria ao final.
 

Livro Cartas de Amor de uma Santa
Adquira aqui de forma segura, ao clicar você será redirecionado para Amazon


Oração para fazer a vontade de Deus composta por Santa Gianna

Ó Jesus, te prometo submeter-me a tudo aquilo que permita que me aconteça, faz-me somente conhecer a Tua Vontade. Meu dulcíssimo Jesus, Deus infinitamente misericordioso, Pai terníssimo das almas e de maneira especial das mais fracas, das mais miseráveis, das mais enfermas, que carrega de modo especial entre os teus braços divinos, venho te pedir por amor e pelos méritos do teu Sagrado coração a graça de compreender e de fazer sempre a Tua santa vontade, a graça de confiar em Ti, a graça de repousar segura pelo tempo e pela eternidade no teu amoroso braço divino. Amém!

Santa Gianna, rogai por nós!

Fonte: Livro Cartas de amor de uma Santa; Cruz terra santa; Comunidade Shalom
_____

Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, seja um evangelizador(a) na vida daqueles que mais precisam de Deus.

Tem um testemunho? Partilhe nos comentários sua história de fé, deixe também suas intenções e pedidos de oração para que possamos todos rezarmos uns pelos outros.

Dúvidas ou sugestões serão sempre respondidas o mais breve possível. Além disso, posso te pedir para rezar hoje uma Ave-Maria por mim e por este apostolado? Deus abençoe você!
_____

Leia os Termos de uso deste blog ao deixar seu comentário: Termos de uso

Atenção: Este blog utiliza links de *Programas de Afiliados(nº6);

ao adquirir qualquer produto/serviço através destes links recebe-se uma pequena comissão; entretanto, isso não tem nenhum custo adicional para você. Desde já, meu muito obrigado, que Deus lhe dê em dobro!

You Might Also Like

0 comentários

Bem vinda(o) ao blog!
+ Deixe seu comentário, ele é muito apreciado e importante para mim.
+ Todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados.
+ Marque a opção "Notifique-me" para ser informada (o) quando seu comentário for respondido.

BAIXE AGORA