Organização: Como eu planejo e organizo minha rotina mensal, semanal e diária na prática

dezembro 07, 2022

Organização: Como usar o planner para se organizar na prática

A primeira coisa que precisamos entender quando falamos sobre criar uma rotina é que ela precisa ser pessoal.

Cada uma de nós tem características e um jeito particular de fazer qualquer coisa. Por isso é importante encontrarmos nosso próprio ritmo nas ocupações do dia a dia para aprendermos a tirar o melhor proveito de tudo isso.

Anteriormente eu falei sobre
como ter uma rotina diária mudou minha vida e a importância de fazer as coisas à nossa maneira, sem pressão, sem comparações e sem se culpar por não fazer tudo como os outros fazem.

Essa é a segunda parte sobre organização e rotina que estou escrevendo, então recomendo muito que você leia a primeira, se ainda não teve a oportunidade, antes de prosseguir.

Buscar inspirações ajuda muito no processo de criar a nossa rotina de organização, entretanto é preciso tomar cuidado para não colocar um peso maior do que podemos carregar.
 
 
Adote uma rotina que se harmonize com quem você é, tente de um jeito por uma semana ou duas, depois teste de uma outra forma por um mês talvez. 
 
A rotina precisa ajudar a tornar nossa vida mais leve, então não se sobrecarregue de tarefas e faça tudo no seu tempo. Quanto mais adequada a você for a sua rotina mais coisas você conseguirá realizar durante seu dia.

Antes de mostrar como faço a minha organização pessoal quero compartilhar com você 3 dicas valiosas:
 
Organização: Como usar o planner para se organizar na prática

1- Visualizar salva tempo e esforço; mesmo que você tenha uma excelente memória eu sugiro que você adote o hábito (se ainda não tem) de escrever tudo o que precisa fazer.
 
A sua mente precisa de descanso tanto quanto seu corpo, por isso anote todos seus compromissos e tarefas diárias para aliviar qualquer preocupação desnecessária. 
 
Não há nenhuma boa razão para sobrecarregar sua mente com um monte de informações que você pode facilmente registrar em algum lugar e só pensar nelas no momento de executar.

Particularmete gosto muito de usar um planner para isso, eu acho que eles são muito práticos e ficam bem mais organizados que um caderno comum ou blocos de notas. 
 
Se você ainda não tem planner pessoal, você pode baixar aqui o material que criei, É TOTALMENTE GRÁTIS. Acredito que irá te ajudar muito no seu dia a dia.  

2- Seja realista; você não tem que provar nada à ninguém, nem à você mesma. Portanto não se imponha uma lista exagerada de coisas que você sabe que não vai poder fazer em um único dia.
 
É bem mais produtivo realizar poucas tarefas bem feitas, que fazer muitas de qualquer jeito e depois precisar refazê-las. Tempo e esforço são preciosos, não desperdice nenhum deles.

3- Comprometa-se com você; sua principal responsabilidade é consigo mesma. Por isso se esforce para manter a disciplina em cumprir aquilo que você se propôs, mas também lembre-se de ser gentil consigo mesma.
 
Você é um ser humano e não uma máquina, faça intervalos e descanse quando sentir que precisa. Encontrar um bom equilíbrio é a chave para uma rotina funcional e bem sucedida.
 

Minha rotina mensal:

Levou um pouco de tempo e algumas tentativas para chegar em um planejamento e organização que fosse ideal para mim.
 
Até que finalmente, alguns meses atrás, consegui encontrar uma forma de planejamento que tem simplificado a minha vida e poupado muito do meu tempo. 
 
Na parte de organização mensal do meu planner eu gosto de anotar cada categoria separada pois funciona melhor pra mim, então todo começo de mês eu tiro um tempo para fazer isso.
 
Eu costumo ter dois, um para exercício físico e um para trabalho, o qual compartilho com você agora.

O que faço é criar uma rotina com dias específicos para realizar cada tarefa, então registro no planner mensal tudo que quero fazer em cada um desses dias.
 
P.s: Passei meus planejamentos pro digital para ficar com uma qualidade melhor pois eu costumo escrever o meu de lápis no caso de precisar alterar alguma coisa, então só copiei o meu mês de novembro.

Organização: Como usar o planner para se organizar na prática
clique na imagem para ampliar
Note que cada dia da semana é reservado para uma ou mais tarefas, porém eu tento manter o equilíbrio dividindo bem meus afazeres para não sobrecarregar os meus dias.

Eu também gosto de ter deixar alguns deles mais livres, para o caso de imprevistos ou coisas de ultima hora que eu precise fazer.
 
Eu costumo checar o planner mensal aos domingos para organizar a minha semana. Vejo as coisas de trabalho, cuidados e coisas pessoais, etc, e planejo minha rotina semanal. 
 
É incrível o poder de benefícios e satisfação que esse hábito trouxe para minha vida, honestamente acho que planejamento e organização são verdadeiros salva-vidas e afirmo sem receio que isso foi uma das maiores escolhas que já fiz por mim mesma.

Minha rotina semanal:

A rotina semanal é um pouco mais afunilidada que a mensal, eu costumo checar as coisas de trabalho para identificar como posso ajustá-las melhor com outras tarefas e coisas pessoais de forma leve e equilibrada.

Então o que eu faço é colocar primeiro o que já tenho programado para o mês (trabalho/rotina de exercício) e vou encaixando o restante conforme a minha disponibilidade de tempo em cada dia.

Organização: Como usar o planner para se organizar na prática
clique na imagem para ampliar

Por tudo que já vi de outras rotinas, eu acredito que a minha lista de tarefas não é tão longa quanto a maioria, e eu amo que seja dessa forma.

Depois de muito me cobrar no passado eu aprendi a respeitar a pessoa que eu sou e não sofrer por causa disso, o meu ritmo é mais desacelerado e tudo bem, funciona super bem pra mim.

Quando eu percebi e finalmente aceitei isso consegui adaptar a minha rotina de acordo com aquilo que sei que posso completar no meu dia a dia e isso me trás benefícios infinitos.

Depois que tirei esse peso e pressão sobre mim eu consigo criar tempo para fazer tudo que preciso e desejo de um jeito tranquilo, e essa paz de espírito não tem preço.

CONHEÇA O PLANNER 6 EM 1 DAY BY DAY POR DENTRO:

Minha rotina diária:

 
A rotina diária é a mais específica e também a mais desafiadora.

É nesse momento que precisamos nos dedicar um pouco mais para cumprir cada meta diária que traçamos. Pausa para o lembrete: dedicar significa fazer o melhor que puder naquele momento porém sem ultrapassar seus limites!
 
Nem sempre será possível cumprir a lista inteira todos os dias, porém o mais importante é não desanimar quando acontecer e simplesmente decidir abandonar a rotina.
 
Alguns dias são mais complicados mesmo, então você pode se reorganizar, colocar o que faltou para o dia seguinte e talvez acordar um pouco mais cedo para compensar e tentar finalizar tudo.
 
Organização: Como usar o planner para se organizar na prática
clique na imagem para ampliar

Eu costumo fazer minha lista diária à noite,
assim quando acordo eu já sei exatamente quais são as tarefas do dia e não gasto tempo extra antes de começar.

Acho mais prático e simples dessa forma, apesar de já ter comprovado que preparar a lista logo depois do café da manhã também funciona muito bem pra mim, é questão de testar e entender o seu ritmo.

Faço meu planejamento do dia de acordo com o horário, então começo com o café da manhã e vou anotando tudo que preciso fazer na sequência, organizando minhas outras tarefas do dia a dia com as de trabalho.
 
Não costumo ter uma lista muito longa, como falei antes, mas se o espaço de tarefas não for suficiente para você a minha sugestão é que use a de compromissos também ou a de notas se preferir.

Acredito que esse hábito de anotar é muito estimulante, especialmente porque depois de colocar o quando finaliza uma tarefa, te dá uma sensação incrível de dever cumprido e mais motivação para ir pra próxima.

Lembre-se sempre, é totalmente normal ficar algumas coisas da lista para o outro dia enquanto ainda não estamos acostumadas a seguir uma rotina.

Meu principal conselho? Agradeça pelo que conseguiu fazer e se alegre por isso.

Não vale a pena ficar remoendo e gastar energia com o que não dá mais para mudar naquele instante. Nosso bem-estar físico e mental é mais importante que nossas listas.
 
Dê um passo de cada vez e eu te prometo, que se você persistir, com o tempo essa organização se tornará algo natural e simples. Basta você se permitir ser sempre melhor do que você é hoje
 
Então siga em frente, desenvolva-se, evolua e floresça!
 
Não deixe de ver a primeira parte sobre organização e rotina que compartilhei e também de voltar para a próxima que trarei em breve.
 
Tenho certeza que esse será um novo começo de muitas realizações e bençãos para sua vida, obrigada por estar aqui. 🧡
 
 Espero que eu possa ter te inspirado de alguma forma, que você tenha um lindo e abençoado dia ou noite.
_____

Se você gostou deste post, ajude o blog a crescer, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

Você pode deixar suas dúvidas ou sugestões nos comentários abaixo, elas serão sempre respondidas assim que possível.

Além disso, posso te pedir para lembrar de mim em suas orações? Tenha certeza que você está todos os dias nas minhas, Deus abençoe você!
_____

Leia os Termos de uso deste blog ao deixar seu comentário: Termos de uso

Atenção: Este blog utiliza links de *Programas de Afiliados(nº6); ao adquirir qualquer produto/serviço através destes links eu recebo uma pequena comissão; entretanto, isso não tem nenhum custo adicional para você. Desde já, agradeço imensamente, que Deus lhe dê em dobro!

Como organizo minha rotina, planejamento mensal, semamal e diário na prática


You Might Also Like

0 comentários

Bem vinda(o) ao blog!
+ Deixe seu comentário, ele é muito apreciado e importante para mim.
+ Todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados.
+ Marque a opção "Notifique-me" para ser informada (o) quando seu comentário for respondido.

BAIXE AGORA