Como crio meus pins do Pinterest + um pouco da minha história no marketing digital

fevereiro 06, 2021

Como criar imagens para posts: Conheça algumas ferramentas grátis e super fáceis de usar.

"Como você faz essas imagens?" , "Qual app você usa?" .... Essa é uma pergunta que recebo quase que diariamente.

Definitivamente esse é um assunto de interesse de muitas seguidoras do perfil do blog lá no Pinterest, então vim compartilhar aqui tudo de forma bem completa.

Hoje vou revelar tudo que utilizo para criar aquelas imagens lindas e como você também pode criar as suas de forma gratuita para o Pinterest e suas redes sociais.

Além disso vou contar um pouco da minha história pessoal. Você pode escolher ir direto para o ponto sobre a criação das imagens, mas eu quero pedir se você tiver um pouco mais de tempo, por favor leia o post completo.

Talvez você possa estar vivendo um momento semelhante, ou conhecer alguém que precise ler isto e esse relato possa ser uma contribuição positiva.  

Então se puder, fique até o final e ajude o blog compartilhando em suas redes sociais.

Desejo muito que esse post possa inspirar muitas outras mulheres. Vamos lá?


Minha história com o Pinterest

Quero primeiro contar resumidamente a minha história com o Pinterest. Em 2018 quando conheci o marketing digital logo de cara me identifiquei com a proposta do Pinterest.

Para quem não sabe ele não é uma rede social, e sim um mecanismo de busca, como o Google, porém os resultados dessa busca é através do compartilhamento de imagens. E foi isso que me fez escolhê-lo como meu queridinho, ao invés de qualquer rede social.

Pinterest para marketing digital

Como gosto de escrever e meu objetivo era, ainda é, e sempre será fazer o blog crescer, percebi um grande potencial no Pinterest que não encontrei nas redes sociais. Pois ele gera uma grande fonte de tráfego para o blog, que as redes sociais não conseguem chegar nem perto de oferecer.

Algumas pessoas vem às vezes me perguntar se não tenho perfil no Instagram, e o fato é que quando comecei o blog em março de 2019 eu já estava imersa no mundo do marketing e eu já conhecia um pouco do funcionamento de cada ferramenta e o que elas podem gerar.

Então escolhi não estar presente em nenhuma rede social e focar no Pinterest, pois é o mais adequado para mim e meus objetivos. Então, essa é a razão de não ter um perfil no Instagram.

Eu até tentei por um tempo, mas menos de um ano depois de criar o perfil eu decidi encerrar a conta no Instagram e foi uma das melhores decisões que tomei, assim pude pegar o tempo que administrar o perfil consumia e abrir os horizontes para novas metas e oportunidades.

Por falar nisso, em breve terei uma novidade para compartilhar, posso adiantar que está ficando uma beleza só. Aguardem!


Leia também:

Marketing Digital e o meu chamado

Como disse no início, desde 2018 eu trabalho com o Marketing Digital, e foi nesse ano que comecei um blog voltado para mulheres que buscavam empreender.

Mas o fato era que eu não tinha nenhum conhecimento sobre esse assunto na época, então foi aí que comecei a estudar, estudar e estudar muito.

Não dei continuidade com esse blog, porque depois de alguns meses senti um forte chamado a fazer algo além disso, depois de muita oração e muito ponderar, escolhi parar tudo que estava fazendo e começar do zero.

Eu sabia que Deus tinhas outros planos para mim e mesmo com a razão me dizendo que era uma loucura, eu sentia muito forte que devia seguir esse caminho.

Eu tive medo, e também estava obcecada com a ideia do Marketing digital e tudo que as pessoas falam sobre "mudar de vida" , "ganhar dinheiro no automático", "realizar todos os seus sonhos", etc.

Porque a verdade é que esse tipo de pensamento mexe com a gente, e quando me vi deixando o caminho que imaginava ser "a solução de todos os meus problemas" para seguir outro que até então desconhecia, foi muito difícil renunciar a ele.

Naquela época eu pensava estar abrindo mão dos meus sonhos, e como é difícil pensar que eles podem não se tornarem reais.

Minha experiência pessoal no Marketing Digital

Porém nada com Deus é por acaso, hoje eu entendo que precisava viver tudo aquilo.

Todo o conhecimento que adquiri, toda a vivência de falhas, erros, acertos e conquistas que tive, perseguindo o sonho que ia me ajudar a realizar meus sonhos, foi no fim um grande aprendizado.

Eu estava muito enganada, porque eu não precisei começar do zero, mas apenas recomeçar.

Deus permite que vivamos certas experiências para nosso crescimento.

Tudo que aprendi nos meses que vivi o "sonho do Marketing Digital" não foi desperdiçado.

Tem um frase de Albert Einstein que gosto muito, ela diz que: "podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento.".

Começar um novo blog, um novo perfil no Pinterest e tudo que precisei, foi mais simples e tranquilo que no primeiro, porque eu já sabia o quê fazer e como fazer.

Sou muito grata a Deus por tudo o que Ele me permitiu viver e tudo o que hoje me proporciona. Esse blog é um sonho que vivo todos os dias e eu amo fazer tudo isso.

Exige bastante tempo e dedicação produzir todos os conteúdos, é uma rotina bem cansativa e às vezes as adversidades provocam algum stress, mas eu não troco isso por nada.

Também ainda não alcancei meu objetivo de ser independente financeiramente e viver exclusivamente do meu trabalho com o marketing digital, mas sabe o mais importante disso tudo?

Eu sei que eu tenho um Pai que cuida de mim, que me levanta todas as manhãs e me dá forças para batalhar pelos meus sonhos. E eu não vou parar até conseguir, eu confio plenamente no tempo e nos planos que Deus tem para mim.

E se você chegou até essa parte do texto é porque Deus te trouxe e te manteve até aqui. Ele queria que você lesse tudo isso, e mesmo que você possa não perceber nesse momento, há algo incrível esperando por você.

Não tenha medo de se lançar ao chamado de Deus para sua vida, pode ser um pouco assustador, mas Ele nunca te abandonou e nunca te abandonará, reze, fale com Deus, peça direcionamento.

Ele tem o melhor para cada um de nós.


Afinal, como crio as imagens?

Como criar imagens gratuitas para o pinterest


Agora que já concordamos que sua presença aqui não é um mero acaso vamos ao assunto da criação de imagens.

A realidade é que quando me perguntavam como eu faço meus Pins eu respondia simplesmente: no Canva 

Mas o fato é que não uso somente ele, vou deixar lá no final os links de tudo que utilizo.

Se você ainda não conhece, o Canva é uma plataforma (também tem o app) para criação de design gráfico. Você pode fazer o cadastro gratuitamente clicando aqui e começar a criar suas imagens. 

É bem simples de usar, basicamente é arrastar e soltar os elementos para dentro do seu design, ou utilizar um template pronto e editá-lo com suas imagens e textos.

Desde que comecei a usá-lo (em 2018) o Canva já passou por várias mudanças. 


A principal delas foi que com o tempo a popularidade dessa ferramenta cresceu e ela foi ficando cada ano mais robusta.

Tem muuuuuuita coisa linda no Canva, desde Templates, Imagens, Vídeos, Músicas e uma infinidade de elementos gráficos para deixar qualquer design feliz. 

Porém para poder usar todas as funcionalidades da ferramenta é necessário ser membro pro, o que na minha opinião vale muito a pena o investimento.

A conta gratuita tem algumas limitações, mas isso não impede de criar imagens dignas de um profissional é preciso apenas soltar a imaginação e deixar a criatividade fluir.

Escolha uma paleta de cores que você goste, use imagens e elementos que você ache interessantes e vá encontrando o seu modo criativo.

No início eu costuma utilizar bastante os templates prontos do Canva, porém com o tempo fui gostando cada vez mais de criar os meus próprios templates.


Eu costumo usar o próprio Pinterest para encontrar minhas inspirações e criar meus Pins, você pode fazer o mesmo.

Dê uma boa olhada nos pins que você costuma salvar para ter ideias e se inspirar, eles provavelmente já dizem muito sobre você e seu estilo.

Apenas evite tentar fazer cópias de outros Pins, não tente reproduzir exatamente o que as outras pessoas estão criando, além de ser super antiético isso não ajudará sua imagem visual no Pinterest.
 

Especialmente se utiliza seu perfil para atrair tráfego, fazer divulgação de produtos ou negócio. Essa conduta poderá atrapalhar mais que ajudar.

⇀ Se você tem vontade ou precisa fazer o seu perfil crescer, eu indico que conheça o Manual do Pinterest.

Eu comprei esse e-book alguns anos atrás e foi com ele que aprendi a usar o Pinterest de forma estratégica para os meus objetivos com o blog.

Acompanho a criadora dessa ebook desde que comecei meu outro blog, (lembra que falei no início que nao sabia nada e precisei estudar muito?) foi o conteúdo e as dicas que ela dava em seu blog que me ajudaram a entender como fazer tudo que hoje eu faço.

Então faço essa recomendação de olhos fechados porque é um material que eu tenho, que me ajudou e ainda ajuda.

Ele tem atualizações, e mesmo quem comprou há anos atrás como eu, não fica sem updates. 


Seja para um perfil pessoal ou profissional esse ebook vale muito a pena e custa bem pouquinho, mas aproveite para comprar agora, em breve ele terá mais uma atualização e o valor será reajustado.


Manual do Pinterest:Como usar o Pinterest de forma estratégica
CLIQUE E SAIBA MAIS!


Sequência dos sites que utilizo para criar meus Pins e a finalidade de cada um:


Para a criação de imagens - Ferramenta bem simples e prática, basicamente é arrastar e soltar. 

- Canva (Cadastro gratuito)

Canva paleta de cores


Bancos de imagem - Dá para fazer download gratuito e utilizar as imagens sem problema de direitos autorais, porém se você pretende utilizar as imagens para uso comercial certifique-se de ler a Licença de cada site para ter certeza se é permitido.

- Pexels (Site em inglês, use o chrome para traduzir)

- Unsplash (Site em inglês
, use o chrome para traduzir)

- Kaboompics (Site em inglês; o que mais gosto desse banco é a possibilidade de selecionar uma cor para a busca de imagens, então quando já temos uma paleta de cores definida fica bem mais rápido e simples. 

Além disso ele tem também os photoshoots, então dá para usar várias imagens de uma mesma sequência e criar uma paleta de cores única.

Banco de imagens grátis para download

- Pxhere (Tem opção de idioma em Português)


Banco de vídeos - Download gratuito porém novamente lembro que verifique a licença de uso.

- Pexels (Site em inglês
, use o chrome para traduzir)

- Dareful (Site em inglês
, use o chrome para traduzir)

- Videezy (Tem opção de idioma em Português)


Banco de áudio - Eu utilizo apenas dois site para fazer o download de músicas, já que o próprio Canva disponibiliza algumas gratuitamente.

- Free stock music (Site em inglês)

- Bensound (Site em inglês)


Remover fundo de imagem - É possível retirar o fundo e deixar somente a imagem principal, assim dá para fazer qualquer tipo de criação.

- Removebg (Site em Português)

Como remover fundo de imagem grátis

Criação de capas 3D - Utilizo principalmente para criar capas para divulgação de livros, tem várias opções legais.

DIY book design (Site em inglês
, use o chrome para traduzir)


Existem diversas opções de sites, mas esses são meus favoritos e nem é preciso fazer cadastro para utilizar nenhum deles.

Espero que esse post ajude você no seu processo de criação. Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar a sua opinião sobre esse assunto deixe o seu comentário.
_____

Se você gostou deste artigo, ajude o blog a crescer, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

Deixe também o seu comentário compartilhando a sua experiência e de forma esse texto te ajudou.

Dúvidas ou sugestões serão sempre respondidas assim que possível.

Além disso, posso te pedir para lembrar de mim em suas orações? Tenha certeza que você está todos os dias nas minhas, Deus abençoe você!

_____

Leia os Termos de uso deste blog ao deixar seu comentário: Termos de uso

Atenção: Este blog utiliza links de *Programas de Afiliados(nº6); ao adquirir qualquer produto/serviço através destes links eu recebo uma pequena comissão; entretanto, isso não tem nenhum custo adicional para você. Desde já, agradeço imensamente, que Deus lhe dê em dobro!



You Might Also Like

0 comentários

Bem vinda(o) ao blog!
+ Deixe seu comentário, ele é muito apreciado e importante para mim.
+ Todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados.
+ Marque a opção "Notifique-me" para ser informada (o) quando seu comentário for respondido.

BAIXE AGORA