Como rezar o Terço: Um guia ilustrativo passo a passo

dezembro 13, 2019

Guia ilustrativo e escrito oracao do terço passo a passo
A oração diária do Terço é uma das formas de empenhar-nos em nosso relacionamento de filhos para com Nossa Senhora. 
 
Dessa forma, construímos uma relação de amor e devoção com Aquela que é a medianeira de todas as graças que Jesus possui para cada um de nós.

Nossa Senhora pediu nas aparições de Fátima, que rezemos o Terço todos os dias, sempre confiantes na Sua poderosa intercessão. 
 
No livro Memórias da Irmã Lúcia - uma das crianças videntes - ela revela o insistente pedido feito pela Virgem Maria nas suas aparições:


Aparição de maio;
Rezem o terço, todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra.” 

Aparição de junho;
“Quero que venhais aqui, no dia 13 do mês que vem, que rezeis o terço todos os dias e que aprendam a ler.” 

Aparição de julho;
“Quero que venham aqui no dia 13 do mês que vem, que continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer” 
 
Aparição de agosto;
“Quero que continueis a ir à Cova da Iria no dia 13, que continueis a rezar o terço todos os dias

Aparição de setembro;
Continuem a rezar o terço, para alcançarem o fim da guerra”

Aparição de outubro;

“Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias”.

Leia também:

 

A mensagem que a Santíssima Virgem transmitiu a todos nós, por meio dos 3 pastorinhos continua a refletir no nosso tempo.
 
Nossa Senhora nos ofereceu a oração do Terço como solução e remédio contra o mal do pecado e suas consequências. 

A doce Mensageira, quis nos inspirar também uma terna confiança nos misericordiosos desígnios que Deus tem para com toda a humanidade.
 
Desse modo, como podemos não responder com amor e generosidade à tão imensa ternura e misericórdia que a Santa Mãe de Nosso Senhor tem conosco? 
 
Ao rezarmos todos os dias o Santo Terço meditando os Mistérios da Vida de Cristo, estreitamos os laços de amor com nossa Santa Mãe e crescemos nossa amizade com Cristo.

Saiba porque devemos rezar o terço todos os dia

POR QUE REZAR O TERÇO?

A contemplação dos mistérios do Terço é de grande importância. Já que meditar sobre as passagens marcantes da vida de Jesus, nos leva a refletir sobre tudo que o Senhor sofreu por nós e nos desperta o desejo de corresponder à tão imenso amor.

Cada Terço corresponde a um grupo de Mistérios - forma como a Igreja denomina as passagens - dessa forma, rezar meditando cada um dos Mistérios é recordar a caminhada de Cristo e Maria na terra.

ENTENDA COMO REZÁ-LO

1. Antes de iniciar, certifique-se quais são os MISTÉRIOS DO DIA


2. Com o Terço em mãos comece fazendo o SINAL DA CRUZ.


3. Para iniciar fazemos o OFERECIMENTO DO TERÇO, em seguida segurando o crucifixo - para atestar nossa fé em todas as verdades ensinadas por Cristo - recitamos o CREIO; depois presta-se homenagem à Santíssima Trindade com um  PAI NOSSO, na conta acima da cruz; seguido de 3 AVE-MARIAS em cada uma das contas menores, a 1ª em honra de Deus Pai que nos criou, a 2ª à Deus Filho que nos remiu e a 3ª ao Espirito Santo que nos santifica.

Em cada uma das contas maiores medita-se os Mistérios do dias e reza-se o Pai Nosso; nas 10 contas menores reza-se a Ave-Maria; após o final de cada dezena reza-se o GLÓRIA e a JACULATÓRIA:


“Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem”.

4. Encerra-se com a oração de AGRADECIMENTO, seguida da SALVE RAINHA.



Entenda passo a passo como rezar o terço

OS MISTÉRIOS DO TERÇO

Segundo a prática corrente na Igreja:

As segundas-feiras e os sábados são dedicados aos mistérios da alegria – GOZOZOS:


1º  No primeiro mistério contemplamos a anunciação do anjo Gabriel à Maria;
2º  No segundo mistério contemplamos a visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel;
3º  No terceiro mistério contemplamos o nascimento do Menino Jesus em Belém;
4º  No quarto mistério contemplamos a apresentação de Jesus no Templo e a purificação de Nossa Senhora;
5º  No quinto mistério contemplamos a perda e o encontro do menino Jesus no templo.


As terças e sextas-feiras são dedicadas aos mistérios da dor – DOLOROSOS


1º No primeiro mistério contemplamos a agonia de Jesus quando suou sangue no horto;
2º No segundo mistério contemplamos a flagelação de Cristo atado à coluna;
3º No terceiro mistério contemplamos a coroação de espinhos de Nosso Senhor;
4º No quarto mistério contemplamos Jesus carregando a Cruz para o Calvário;
5º No quinto mistério contemplamos a crucifixão e morte de nosso Senhor Jesus Cristo.


Mistérios do Terço Escrito Para Baixar e Imprimir
Clique Para Fazer o Download Gratuito 


As quarta-feiras e os domingos são dedicados aos mistérios da glória – GLORIOSOS


1º No primeiro mistério contemplamos a ressurreição de Cristo Nosso Senhor;
2º No segundo mistério contemplamos a ascensão de Nosso Senhor ao Céu;
3º No terceiro mistério contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos no Cenáculo em Jerusalém;
4º No quarto mistério contemplamos a assunção de Nossa Senhora aos céus;
5º No quinto mistério contemplamos a coroação de Nossa Senhora ao céu como Rainha de todos dos anjos e santos.


A quinta-feira é dedicada aos mistérios da luz – LUMINOSOS


1º No primeiro mistério contemplamos  Jesus que, ao ser batizado no rio Jordão, o céu se abre e o Pai o proclama Filho bem amado;
2º No segundo mistério contemplamos o primeiro milagre de Jesus nas bodas de Caná, transformando a água em vinho;
3º No terceiro mistério contemplamos Jesus pregando seus ensinamentos e anunciando o Reino de Deus;
4º No quarto mistério contemplamos a transfiguração do Senhor e os apóstolos que ouvem a voz do Pai: "Este é meu Filho amado";
5º No quinto mistério contemplamos Jesus que se oferece ao Eterno Pai por nós, doando-nos seu Corpo e Sangue com a instituição da Eucaristia.

Como rezar o Terço: Um guia ilustrativo passo a passo
CLIQUE AQUI E COMECE AGORA


AS ORAÇÕES
 
Oferecimento

Divino Jesus, nós Vos oferecemos este Terço que vamos rezar, meditando nos mistérios da nossa Redenção. Concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, as virtudes que nos são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganharmos as indulgências desta santa devoção.


Credo

Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, Seu único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.


Pai-Nosso

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje e perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.


Ave-Maria

Ave-Maria, cheia de graça! O Senhor é convosco e bendita sois vós entre as mulheres. Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós, os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.


Glória

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.


Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria! Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.


Fonte: Canção nova; Bíblia Ave-Maria.
_____

Espero que este conteúdo e esta oração contribua  e possa ser um instrumento de graça na sua vida.

Se você gostou deste artigo compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, ajude este conteúdo chegar até aqueles que precisam estar mais perto de Deus.

Tem um testemunho? Partilhe nos comentários sua história de fé, deixe também suas intenções e pedidos de oração para que possamos todos rezarmos uns pelos outros.

Dúvidas ou sugestões serão sempre respondidas o mais breve possível. Além disso, posso te pedir para rezar hoje uma Ave-Maria por mim e por este apostolado? Deus abençoe você!

_____


Leia os Termos de uso deste blog ao deixar seu comentário: Termos de uso


Atenção: Este blog utiliza links de *Programas de Afiliados(nº6); ao adquirir qualquer produto/serviço através destes links recebe-se uma pequena comissão; entretanto, isso não tem nenhum custo adicional para você. Desde já, meu muito obrigado, que Deus lhe dê em dobro!

Aprenda como rezar o terço definitivamente passo a passo

 






You Might Also Like

0 comentários

Bem vinda(o) ao blog!
+ Deixe seu comentário, ele é muito apreciado e importante para mim.
+ Todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados.
+ Marque a opção "Notifique-me" para ser informada (o) quando seu comentário for respondido.

BAIXE AGORA