Lições preciosas que aprendi com Imitação de Cristo

setembro 17, 2019


Livro Imitação de Cristo Tomás de Kempis

Imitação de Cristo definitivamente é meu livro favorito. Eu leio um capítulo por dia e posso sentir Jesus me instruindo, orientando e moldando a ser a pessoa que Ele deseja que eu seja.

Por isso senti o desejo de compartilhar as lições que mais me marcaram até o momento (ainda o estou lendo, hoje li o capítulo 41 do livro III), pode ser que você não veja Jesus falando com você através de todas essas citações. 


Porém, meu maior desejo com este artigo é que ao menos uma frase toque sua vida de forma positiva e restauradora.

Preciso dizer que Imitação de Cristo não é uma leitura aproveitável para quem não está disposto a mudança de pensamentos e comportamentos, já que o livro propõe uma reflexão interior profunda.

Muitas vezes é difícil encarar a realidade em que estamos, o livro faz isso conosco, eu desde que comecei esta leitura, já levei muitos puxões de orelha que nem imaginava precisar a esta altura da vida.

Então se você começar a pensar que algumas palavras são muito duras de ouvir, não se preocupe nem abandone a leitura. 


Tenha a certeza que Jesus só quer mostrar o quanto te ama ajudando você a ser sua melhor versão.  A versão que Deus sonhou e te criou para ser.

E apesar das muitas repreensões que consequentemente tomamos no percurso, as lições que podemos tirar a partir da leitura de Imitação de Cristo são incrivelmente enriquecedoras e preciosas para nossa caminhada neste mundo.

Se você tiver a oportunidade, não deixe de ler este livro. É uma obra espetacular para todo cristão que deseja, de fato, seguir a Cristo.



livro imitação de Cristo de tomas kempis
Livro Católico!

 

LIVRO I

Na Verdade, não são palavras elevadas que fazem o homem justo; mas é a vida virtuosa que o torna agradável a Deus. (Cap.1:3)


O humilde conhecimento de ti mesmo é caminho mais certo para Deus que as profundas pesquisas da ciência. (Cap.3:4)

De certo, no dia do juízo não se nos perguntará o que lemos, mas o que fizemos; nem quão bem temos falado, mas quão honestamente temos vivido. (Cap.3:5)

O homem que não é perfeitamente mortificado facilmente é tentado e vencido, até em coisas pequenas e insignificantes. (Cap.6:10)

Caridade se deve ter para com todos; mas não convém ter com todos familiaridade. (Cap.8:2)

Grande coisa é viver na obediência, sob a direção de um superior, e não dispor da própria vontade. Muito mais seguro é obedecer que mandar. Muitos obedecem mais por necessidade que por amor: por isso sofrem e facilmente murmuram. Esses não alcançarão a liberdade de espírito, enquanto não se sujeitarem de todo coração, por amor de Deus. Anda por onde quiseres: não acharás descanso senão na humilde sujeição e obediência ao superior. A imaginação dos lugares e mudanças a muitos tem iludido. (Cap.9:1)

Leia também:
17 frases que enobrecem a feminilidade e a verdadeira beleza da mulher
Oração para cumprir a vontade de Deus - Retirada de Imitação de Cristo
As cartas de Santa Gianna: 20 inspiradoras frases escritas pela Santa
3 orações dos Santos a Jesus Sacramentado
A nossa vida pode ser transformada pela fé

Literatura católica: Citações de livros de sucesso de autores católicos

Lições preciosas que aprendi com Imitação de Cristo
MERGULHE NESSA JORNADA PROFUNDA DE ORAÇÃO


Custoso é deixar nossos costumes; mais custoso, porém, contrariar a própria vontade. Mas, se não vences obstáculos pequenos e leves, como triunfarás dos maiores? Resiste no princípio à tua inclinação e rompe com o mau costume, para que te não metas pouco a pouco em maiores dificuldades. (Cap.11:6)


O princípio de todas as más tentações é a inconstância do espírito e a pouca confiança em Deus; pois, assim como as ondas lançam de uma parte a outra o navio sem leme, assim as tentações combatem o homem descuidado e inconstante em seus propósitos. (Cap.13:5)


Relanceia sobre ti o olhar e guarda-te de julgar as ações alheias. Quem julga os demais perde o trabalho, quase sempre se engana e facilmente peca; mas, examinando-se e julgando-se a si mesmo, trabalha sempre com proveito. (Cap.14:1)


Sem a caridade, nada vale a obra exterior; tudo, porém, que da caridade procede, por insignificante e desprezível que seja, produz abundantes frutos, porque Deus não atende tanto à obra, como à intenção com que a fazemos. (Cap.15:1)



Aquilo que o homem não pode emendar em si mesmo ou nos demais, deve ele tolerar com paciência, até que Deus disponha de outro modo. Considera que talvez seja melhor assim, para provar tua paciência, sem a qual não tem grande valor nosso méritos. (Cap.16:1)





Procura sofrer com paciência os defeitos e quaisquer imperfeições dos outros, pois tens também muitas que os outros têm de aturar. (Cap.16:2)


O propósito dos justos mais se firma na graça de Deus, que em sua própria sabedoria; nela confiam sempre, em qualquer empreendimento. Porque o homem propõe, mas Deus dispõe, e não está na mão do homem o seu caminho. (Cap.19:2)


Nunca esteja de todo desocupado, mas lê ou escreve ou reza ou medita ou faz alguma coisa de proveito comum. (Cap.19:4)


A inclinação sensual convida a passeios;  passada, porém, aquela hora, que nos fica senão consciência pesada e coração distraído? À saída alegre, muitas vezes sucede um regresso triste, e à véspera deleitosa uma triste manhã. (Cap.19:7)


Não percas, irmão meu,  a confiança de fazer progressos na vida espiritual; ainda tens tempo e ocasião. Por que queres adiar tua resolução? Levanta-te, começa já e diz: Agora é tempo de agir, agora é tempo de pelejar, agora é tempo próprio para me emendar. Quando estás atribulado e aflito, é tempo de merecer. importa que passes por fogo e água, antes que chegue ao refrigério. (Cap.22:4-5)


Que nos aproveita vivermos muito tempo, quando tão pouco nos emendamos? Oh, nem sempre traz emenda a longa vida, senão que aumenta, muitas vezes, a culpa. (Cap. 23:2)

Frases do livro 1 de Imitação de Cristo


Considera-te como hóspede e peregrino neste mundo, como se nada tivesses com os negócios da terra. Conserva livre teu coração, e erguido a Deus, porque não tens aqui morada permanente. Para lá dirige tuas preces e gemidos, cada dia, com lágrimas, a fim de que mereça tua alma, depois da morte, passar venturosamente ao Senhor. Amém. (Cap.23:9)


Certo é que não podes fruir de dois gozos: deleitar-te neste mundo, e depois reinar com Cristo. (Cap.24:6)


Alegrar-te-ás sempre à noite, se tiveres empregado bem o dia. Vigia sobre ti, anima-te e admoesta-te e, vivam os outros como vivem, não te descuides de ti mesmo. (Cap.25:11)






LIVRO II


Dá, pois lugar a Jesus e a tudo mais fecha a porta. Se possuíres a Cristo, estarás rico e satisfeito. (Cap.1:2)


Como poderá ser coroada tua paciência, se não encontrares alguma adversidade? Se não queres sofrer alguma contrariedade, como serás amigo de Cristo? Sofre com Cristo e por Cristo, se com Cristo queres reinar. (Cap.1:5)


Não te importes muito de saber quem seja por ti ou contra ti; mas trata e procura que Deus seja contigo em tudo que fizeres. Tem boa consciência e Deus te defenderá, pois a quem Deus ajuda não há maldade que o possa prejudicar. (Cap. 2:1)


Que está em boa paz de ninguém desconfia; o descontente e perturbado, porém, é combatido de várias suspeitas e não sossega, nem deixa os outros sossegarem. Diz muitas vezes o que não devia dizer, e deixa de fazer o que mais lhe conviria. Atende às obrigações alheias, e descuida-se das próprias. Tem, pois, principalmente zelo de ti, e depois o terás, com direito, do teu próximo. (Cap.3:1)



 

A glória do mundo anda sempre acompanhada de tristeza. (Cap.6:2)


O homem nota os atos, mas Deus pesa as intenções. (Cap.6:3)


O amor da criatura é enganoso e inconstante; o amor de Jesus é fiel e inabalável. (Cap.7:1)


Pois o homem que não busca a Jesus é mais nocivo a si mesmo que todo o mundo e seus inimigos todos. (Cap. 7:3)


Quando, pois, Deus te mandar consolação espiritual, recebe-a com ações de graças, mas lembra-te sempre que é mercê de Deus, e não merecimento teu. (Cap.9:4)


Porque nem tudo que é sublime é santo, nem tudo que é agradável é bom, nem todo desejo é puro, nem tudo que nos deleita agrada a Deus. (Cap.10:3)


Por que temes, pois, tomar a cruz, pela qual se caminha ao reino do céu? na cruz está a salvação, na cruz a vida, na cruz o amparo contra os inimigos. Toma, pois, a tua cruz, segue a Jesus e entrarás na vida eterna. (Cap.12:2)


Só é capaz de compreender as coisas do céu quem por Cristo se resolve a sofrer toda adversidade. (Cap.12:14)



frases marcantes do livro imitação de Cristo




LIVRO III

Envergonha-te, pois, servo preguiçoso e murmurador, por serem os mundanos mais solícitos para a perdição que tu para a salvação. Procuram eles com mais gosto a vaidade que tua a verdade. Entretanto, não raro, sua esperança os engana; mas minha promessa a ninguém falta, nem despede com as mãos vazias ao que em mim confia. (Cap.3:4)


Teme os juízos de Deus, treme da ira do Onipotente. Não queiras discutir as obras do Altíssimo; examina antes as tuas iniquidades, quanto mal cometestes e quanto bem deixastes de fazer por negligência. (Cap.4:5)


Pior inimigo e mais perigoso não tem a alma, que tu mesmo, quando não obedeces ao espírito. Se queres vencer a carne e o sangue, deves compenetrar-te do sincero e absoluto desprezo de ti mesmo. (Cap.13:1)


Em que podes, vil pecador, contradizer os que te repreendem, tu, ofendeste a Deus tantas vezes e tantas vezes merecestes o inferno? Pouparam-te, porém, meus olhos, porque tua alma é preciosa diante de mim, para que conheças meu amor e te conserves grato aos meus benefícios; para que te dês continuamente à verdadeira sujeição e humildade, sofrendo com paciência o desprezo dos outros. (Cap. 13:3)


Usa das coisas temporais, mas deseja as eternas. Não te podes satisfazer bem algum temporal, porque não foste criada para gozá-los. (Cap.16:1)


Jesus: Filho, deixa-me fazer contigo o que quero; eu sei o que te convém. Tu pensas como homem, e julgas em muitas coisas consoante te persuade o afeto humano. (Cap.17:1)


Tão pronto deves estar para sofrer como para gozar; para a pobreza e indigência, como para a riqueza e abundância. (Cap.17:3)


Porque aos olhos de Deus qualquer coisa, por insignificante que seja, que soframos por amor dele, terá seu merecimento. (Cap.19:3)


Mas aqueles que perfeitamente desprezam o mundo e procuram viver para Deus, em santa disciplina, experimentam a doçura divina, prometida aos verdadeiros abnegados, e mais claramente conhecem os erros grosseiros do mundo e seus vários enganos. (Cap. 20:5)


Tu não és responsável pelos outros, mas de ti mesmo deves dar conta; por que, pois, te intrometes naquilo? Eu conheço a todos e vejo tudo que se faz debaixo do sol; sei como cada um procede, o que pensa e quer, e a que fim tende sua intenção. Deixa o inquieto agitar-se quanto quiser. Sobre ele recairá tudo o que fizer ou disser, porque não me pode enganar. (Cap. 24:1)


Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz. A minha paz  está com os humildes e mansos de coração. Na muita paciência encontrarás a tua paz. Se me ouvires e seguires a minha voz, poderás gozar grande paz. (Cap. 25:1)



 

Fica sabendo que teu amor-próprio te prejudica mais que qualquer coisa do mundo. (Cap. 27:1)


Conforma-te com a minha vontade e nenhum dano sofrerás. (Cap.27:2)


 É grande prudência calar-se nas horas da tribulação, volver-se interiormente a mim, e não se perturbar com os juízos humanos. (Cap. 28:1)


Convém-me sofrer, e oxalá seja com paciência, até que passe a tempestade e volte a bonança. (Cap. 29:2)


O que mais te impede de receber a consolação é que tarde recorres à oração. (Cap. 30:1)


Porventura há para mim alguma coisa dificultosa, ou sou semelhante àquelas que dizem e não fazem? Onde está a tua fé? Tem firmeza e segurança! Mostra-te corajoso e magnânimo, e a seu tempo te virá a consolação. (Cap. 30:2)


Crê em mim, e tem confiança em minha misericórdia. Quando te julgas muito longe de mim, mais perto estou, às vezes, de ti. (Cap.30:3)


Se eu te enviar qualquer pena ou contrariedade,  não te revoltes nem desfaleça teu coração;  eu posso num momento aliviar-te e transformar tua mágoa em alegria. (Cap. 30:5)


Esforça-te por um estado mais perfeito, ou pelo menos almeja-o ardentemente. Oxalá fosses assim e tivesses chegado a tanto, que não te amasses ati mesmo, mas estivesses inteiramente resignado à minha vontade e à daquele que te dei por diretor. Muito me agradarias, então, e toda a tua vida passaria em paz e alegria. Ainda tens que desprender-te de muitas coisas, e se não mas entregares inteiramente, não alcançarás o que me pedes. (Cap.32:3)


Andas cercado de inimigos, que à direita e à esquerda te acometem. Logo, se não te armares por todos os lados com o escudo da paciência, não estarás por muito tempo sem ferida. (Cap. 35:1)


Jesus: Filho, põe tua confiança em Deus e não temas os juízos humanos, enquanto tua consciência te der testemunho de tua piedade e inocência. (Cap. 36:1)


Que mal te pode fazer um homem com palavras e afrontas? Mais se prejudica a si mesmo do que a ti, e, seja quem for, não poderá escapar ao juízo de Deus. (Cap. 36:3)


Jesus: Filho, deixa-te a ti, e achar-me-ás a mim. Despe tua vontade e teu amor-próprio, e sempre tirarás lucro. Porque, logo que te entregares a mim sem reservas, se te acrescentará a graça. (Cap. 37:1)


Muitas vezes te disse e agora te torno a dizer: deixa-te, renuncia a ti mesmo, e gozarás grande paz interior. (Cap. 37:3)


Jesus: Filho, confia-me sempre teus negócios, eu disporei tudo bem a seu tempo. Espera minha determinação, e disso tirarás proveito. (Cap. 39:1)


Verdadeiramente a vanglória é peste maligna e a pior das vaidades, porque nos aparta da glória verdadeira e nos priva da graça celestial. (Cap. 40:4)


Jesus: Filho, não te entristeças por veres os outros honrados e exaltados, ao passo que tu és desprezado e humilhado. Ergue a mim o teu coração até o céu, e não te entristecerá o desprezo humano na terra. (Cap.41:10)


Fonte: Imitação de Cristo; Editora Vozes - Edição: 1ª (1 de janeiro de 2015)
_____

Se você gostou deste artigo seja um evangelizador e compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, ajude este conteúdo chegar até aqueles que precisam estar mais perto de Deus.

Tem um testemunho? Partilhe nos comentários sua história de fé, deixe também suas intenções e pedidos de oração para que possamos todos rezarmos uns pelos outros.

Dúvidas ou sugestões serão sempre respondidas o mais breve possível.

Além disso, posso te pedir para rezar hoje uma Ave-Maria por mim e por este apostolado? Deus abençoe você!

_____

Leia os Termos de uso deste blog ao deixar seu comentário: Termos de uso

Atenção: Este blog utiliza links de *Programas de Afiliados(nº6); ao adquirir qualquer produto/serviço através destes links recebe-se uma pequena comissão; entretanto, isso não tem nenhum custo adicional para você. Desde já, meu muito obrigado, que Deus lhe dê em dobro!


trechos de imitação de Cristo de Tomás de Kempis
 
 
  

































































































































































You Might Also Like

0 comentários

Bem vinda(o) ao blog!
+ Deixe seu comentário, ele é muito apreciado e importante para mim.
+ Todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados.
+ Marque a opção "Notifique-me" para ser informada (o) quando seu comentário for respondido.

BAIXE AGORA