20 benefícios incríveis que o café proporciona para a nossa saúde

novembro 22, 2019

Qual a quantidade ideal de café por dia? Saiba qual a dose recomendada de xícaras e ml.

O café está presente na vida diária de grande parte dos brasileiros, segundo a Associação Brasileira da indústria do café - ABIC - a bebiba é a segunda mais consumida do Brasil, ficando atrás somente da água.

O hábito de tomar café todos os dias, proporciona uma série de benefícios para a nossa saúde, e não é apenas mito. 

Pesquisas e estudos realizados por diversos especialistas, comprovam como a cafeína e outros nutrientes presentes no café, ajudam a prevenir várias doenças e favorecem o nosso bem-estar. Quer conhecer todos os incríveis benefícios do café? Confira a seguir:


1. Aumenta a expectativa de vida

Especialistas da Iarc - International Agency for Research on Cancer - e o Imperial College de Londres, realizaram uma extensa pesquisa sobre a relação entre o consumo de café e a prolongação da vida. Os pesquisadores descobriram que o grupo que consumia certa quantidade de café diariamente estava associado a um risco menor de morte por qualquer causa – principalmente por doenças dos sistemas circulatório e digestivo.

De acordo com os pesquisadores, as mulheres que bebem de 3 a 4 xícaras de café por dia têm um ganho de 13% na expectativa de vida; já para os homens a expectativa é de 10%. Essa longevidade ocorre devido ao fato do café ser uma das maiores fontes de antioxidantes.

2. Acelera o metabolismo e estimula a perda de peso


O café ajuda a acelerar o metabolismo e com isso queima a gordura do corpo. De acordo com um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition e no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, a queima de gordura ocorre devido à ativação do sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. A cafeína é responsável por aumentar os níveis de adrenalina no sangue, que dilui as células de gordura e as libera para o sangue. O efeito termogênico também é bastante citado quando fala-se na relação entre emagrecimento e café. 


Segundo o endocrinologista Filippo Pedrinola, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Sbem - e da Sociedade Americana de Endocrinologia, a cafeína é uma das poucas substâncias naturais que ajudam a queimar calorias. E apesar de ser importante por acelerar o metabolismo, devemos lembrar que os alimentos não são consumidos em quantidade suficiente para sozinho promoverem emagrecimento.

3. Ajuda a fortalecer o coração e previne problemas cardíacos

Qual a quantidade ideal de café por dia? Saiba qual a dose recomendada de xícaras e ml.

Uma pesquisa realizada com 140 mil pessoas pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard - EUA, mostrou que quatro doses diárias do café reduzem em até 11% o risco de insuficiência cardíaca, que é uma condição em que o coração não consegue bombear o sangue adequadamente para o corpo. Ao que tudo indica, os responsáveis por esse benefício são os polifenóis da bebida. Segundo Maria Fernanda Vischi D'Ottavio - nutricionista do HCor; 

"Eles combatem os radicais livres no organismo que alteraram o DNA e aumentam o colesterol ruim no corpo, causando problemas cardíacos como infartos, por exemplo".
 
      

4. Previne e melhora dor de cabeça

O café ajuda a diminuir e prevenir a dor de cabeça, pois proporciona a contração das artérias do cérebro, prevenindo a dor. Alguns estudos indicam que a dose terapêutica nesses casos deve ser pelo menso 100 mg por dia.

Hoje em dia é bastante comum  encontrar nas farmácias inúmeros medicamentos analgésicos que contém cafeína, já que ela aumenta o efeito do medicamento e associado a outras substâncias, combate mais efetivamente os diversos tipos de dor de cabeça, incluindo a enxaqueca.


5.  Previne a diabetes

Diversos estudos científicos comprovam que o consumo moderado do café pode diminuir a glicemia no sangue de pessoas com diabetes. Em uma pesquisa realizada, com cerca de 200 mil pessoas nos EUA, Europa e Ásia, afirmou-se uma redução de 35% no risco do surgimento de diabetes de quem consumiam pelo menos duas xícaras da bebida por dia.

"O café, tanto o regular quanto o descafeinado, possuem antioxidantes como o ácido clorogênico, que tem sido associado ao aumento da sensibilidade da insulina, o que contribui para a redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2. O magnésio presente no café também desencadeia a mesma ação", explica Dra. Maria Fernanda Vischi D'Ottavio.


Tudo aponta que as propriedades antioxidantes do café podem trazer benefícios para o metabolismo da glicose, desde que ingerido moderadamente.

6.  Fortalece a memória

Estudos realizados na Universidade Johns Hopkins concluíram que duas xícaras de café por dia podem trazer benefícios incríveis para a memória. Observou-se que os voluntários que tomaram cápsulas de cafeína tiveram um melhor desempenho nos testes de memória do que os que ingeriram placebo, o que fez os cientistas concluírem que a cafeína tem um efeito positivo em nossa memória de longo prazo, tornando-a mais resistente ao esquecimento.


7. Previne problemas respiratórios

A cafeína possui um efeito broncodilatador e ajuda a reduzir a fadiga dos músculos respiratórios. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café, diversos estudos mostram que a probabilidade dos consumidores moderados de café desenvolver os sintomas usuais de asma é, em média, 30% menor do que os não consumidores. Após o consumo moderado do café, há uma melhora na função pulmonar por até 2h. Pesquisas ainda comprovam que tomar café reduz os sintomas e podem prevenir manifestações da doença.

8.  Combate o cansaço e aumenta a energia
 
Qual a quantidade ideal de café por dia? Saiba qual a dose recomendada de xícaras e ml.

O café é considerado um estimulante energético, e não é apenas fama, a bebida deixa realmente o organismo mais ativo. As substâncias presentes no poderoso grão - cafeína e outros compostos bioativos - fazem com que o rendimento do corpo aumente e combata o cansaço, além de ajudar a manter os sinais de alerta e percepção, aumentar a capacidade de concentração para a realização de tarefas simples, melhorar a capacidade auditiva, o tempo de retenção visual e a diminuição da sonolência. De acordo com Dan Waitzberg, nutricionista do Hospital Santa Catarina;

"A cafeína estimula o sistema nervoso central, que está associado a uma melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e resistência ao esforço físico".

Também promove o aumento de alguns hormônios que ajudam a ativar os neurônios, sendo necessário ingerir 75 mg de cafeína - o equivalente a 1 xícara de café expresso - no mínimo, para ter esses efeitos. No entanto, é importante saber que os efeitos variam de pessoa para pessoa, já que depende da capacidade que cada um possui para metabolizar a cafeína e eliminá-la do organismo.

9.  Previne o câncer

Há diversas evidências científicas que comprovam a sua eficácia para diferentes tipos de câncer. Uma pesquisa da Universidade de Lund na Suécia, mostrou que o café protege contra o câncer de mama. Outros estudos mostraram também que o café ajuda a prevenir outros tipos de câncer, como os de ovários, pele, fígado, cólon e reto, pois contém antioxidantes como ácido clorogênico, cafeína, tocoferois, melanoidinas e compostos fenólicos, por exemplo, que protegem as células dos danos provocados pelos radicais livres e diminuem a inflamação do organismo.

O Istituto di Ricerche Farmacologiche Mario Negri na Itália, divulgou em uma análise de pesquisas que ocorreu uma redução de 41% do desenvolvimento do câncer de fígado em pessoas que bebem café em relação às que não consomem a bebida. 
 

"Estudos mais recentes têm demonstrado que o consumo moderado de café pode reduzir em 18% o risco de câncer. Acredita-se que esse benefício ocorra devido à presença de antioxidantes no café, substâncias responsáveis por combater os radicais livres presentes no desenvolvimento da doença", explica Waitzberg.


10. Previne possíveis danos causados pela exposição ao sol

Outro benefício comprovado do café é em relação aos efeitos nocivos do sol.

Quanto maior o consumo de cafeína, menores as chances de desenvolver o carcinoma basocelular, um tipo de câncer de pele. A Escola de Medicina da Harvard - EUA, avaliou os dados de mais de 110 mil participantes, sendo que cerca de 22 mil desenvolveram carcinoma basocelular durante 20 anos de acompanhamento. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que a cafeína pode bloquear o desenvolvimento de tumores na pele.



Qual a quantidade ideal de café por dia? Saiba qual a dose recomendada de xícaras e ml

Reprodução: Associação Brasileira da indústria do café - ABIC

11. Ameniza sintomas do mal de Parkinson

Essa grande notícia foi anunciada por neurologistas da Universidade McGill, em Montreal, no Canadá. O estudo, publicado na revista 
Neurology , acompanhou um grupo de 61 pessoas com Parkinson. Alguns pacientes ingeriram o equivalente a duas xícaras de café por dia, outras receberam um placebo. 

As pessoas que tomaram a cafeína experimentaram uma melhora na coordenação motora, principalmente em relação à velocidade de movimento e redução da rigidez, em comparação àqueles que receberam apenas o placebo.

12. Elimina inflamações


A inflamação do organismo é uma resposta para o sistema imunológico e o papel da cafeína no processo seria o de regular e reduzir esse problema no organismo. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Stanford - EUA, comprovou-se que a cafeína age contra a inflamação crônica do corpo causada pelo envelhecimento. Diversos estudos apontam que a cafeína, principal substância encontrada na bebida, auxilia na prevenção e tratamento de doenças por ter efeito anti-inflamatório, de acordo com especialistas.


13.  Melhora o humor e diminui o risco de depressão
 
Qual a quantidade ideal de café por dia? Saiba qual a dose recomendada de xícaras e ml.

Já foi comprovado que doses moderadas de cafeína alteram positivamente o humor e aumentam a disposição devido a seu efeito estimulante. Há diversos estudos que relacionam o consumo do café com a redução dos sintomas da depressão.

Conforme cientistas da Harvard School of Public Health, este efeito de antidepressivo natural se deve ao estímulo que a cafeína causa no sistema nervoso central, capaz de aumentar a produção dos neurotransmissores cerebrais como noradrenalina, dopamina e serotonina – os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Nesse estudo mostrou-se que as mulheres que bebiam de duas a três xícaras de café por dia diminuíram em até 15% o risco de depressão. Ao todo, foram analisadas 50 mil mulheres.

14. Protege contra Alzheimer


A cafeína pode proteger o cérebro contra danos causados por dietas ricas em colesterol e prevenir o Alzheimer. Um estudo publicado pela revista científica
Journal of Neuroinflammation mostra que a substância reforça a barreira sanguínea do cérebro, responsável por proteger o sistema nervoso central contra substâncias químicas presentes no sangue.

Uma pesquisa feita pela Universidade do Sul da Flórida e da Universidade de Miami monitorou os processos de memória e pensamento de 124 pessoas com mais de 65 anos e descobriu que aqueles que tiveram níveis mais elevados de cafeína no sangue evitaram o aparecimento do Alzheimer. Além disso, o café parecia ser a principal ou única fonte de cafeína para essas pessoas.

15. Diminui o risco de AVC


Estudos sugerem que beber café regularmente reduz as chances de ocorrer o acidente vascular cerebral - AVC.

O Nurses Health Study realizou uma pesquisa com mais de 83 mil mulheres e mostrou que o consumo regular de café estava associado a uma redução no risco de derrame, devido ao efeito antioxidante da bebida. Segundo a nutróloga e vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia Médica - Abranutro - Renata Domingues, alguns estudos apontam que seu efeito antioxidante ajuda a diminuir a acumulação de gorduras saturadas e reduz a resistência à insulina, propriedades que podem minimizar o risco de AVC.


16. Previne contra a esclerose múltipla

A cafeína tem efeito protetor no cérebro.

Um estudo da Universidade Johns Hopkins de Medicina - EUA - concluiu que, quem consome de 4 a 6 xícaras de café por dia pode ter menos chance de desenvolver esclerose múltipla, o estudo norte-americano demonstrou que as pessoas que não beberam café são mais propensas a desenvolver a doença que é autoimune, afeta o cérebro e a medula espinhal.

17. Previne a formação de pedras nos rins


O cálculo renal, conhecido também como pedra nos rins, ocorre quando há formação de massas sólidas nos rins e canais urinários, e o café pode ajudar a evitar esse problema de saúde. A Universidade Católica do Sagrado Coração na Itália, analisou três pesquisas com mais de 200 mil participantes. Foi comprovado que quem consumia mais café tinha um risco de até 31% menor de ter cálculo renal. Os pesquisadores afirmaram que a cafeína deixa a urina mais diluída, o que evita a formação das pedras nos rins.

18. Melhora e produz melhor desempenho nas atividades físicas
 
Qual a quantidade ideal de café por dia? Saiba qual a dose recomendada de xícaras e ml.

O consumo de cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, melhorando a resistência e a coordenação em várias atividades físicas.

Alguns estudos sugerem o consumo de 3 mg de cafeína por kg de peso corporal 1 hora antes de praticar exercícios. Uma dose de café também pode ajudar a reduzir as dores musculares pós-exercício em mais de 48%, mas vale ressaltar que para ter esse efeito a ingestão deve ser, em média, uma hora antes do treino, e de forma moderada.

Outros benefícios que o café pode trazer na prática de atividades físicas: melhora o endurance, reduzindo a percepção de fadiga; contribui para a queima de gordura; preserva os músculos, retardando a perda de força causada pelo avanço da idade.


19. Estimula a digestão

O café ajuda a liberar um hormônio que estimula o intestino grosso a realizar os movimentos gástricos. O consumo da bebida aumenta as contrações do intestino, que empurram os resíduos para fora do organismo. Além disso, a cafeína provoca um aumento na produção de ácidos biliares no corpo o que significa, que beber café pode fazer com que a vesícula libere a bile no intestino, o que faz com que ele solte-se mais facilmente aumentando assim a vontade de ir ao banheiro.

20. Pode inibir o desejo de consumir álcool ou drogas

Assim como o café pode ajudar no combate da depressão, ele pode também inibir a vontade de consumir álcool ou drogas. A conclusão foi feita pelo Dr. Darcy Ribeiro, que afirma que os ácidos clorogênicos e os quinídeos formados na torra adequada do café podem até ser mais importantes que a cafeína na bebida e de grande ajuda na prevenção e controle da depressão e suas consequências.

É importante entender que muitos medicamentos contra essas doenças contam com medicamentos com propriedades antagonistas opióides, como o naltroxone e o nalmefene. E o café possui naturalmente potentes antagonistas opióides como os quinídeos formados na torra do café a partir dos ácidos clorogênicos. 


Conclusão

O café além de ser delicioso - para quem ama a bebida, como eu - não faz mal à nossa saúde e também ajuda a prevenir diversas doenças graves além de proporcionar outros benefícios.

Só é importante lembrar que não se deve exagerar, já que altas doses diárias de café podem provocar o efeito oposto, levando a ter - ao contrário dos positivos - resultados prejudiciais para a saúde.

Desfrute sua saborosa xícara de café sem deixar de seguir a dose diária recomendada pelos especialistas, assim você aproveitará todos os benefícios que a bebida oferece sem correr nenhum risco.

Fonte: Saúde abril; Uol viva bem; Tua saúde; Clube café; Grão gourmet; ABIC.
_____

E aí, já tomou seu cafezinho hoje? 

Se você gostou deste artigo, ajude o blog a crescer, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

Deixe também o seu comentário compartilhando a sua experiência e como esse texto te ajudou.

Dúvidas ou sugestões serão sempre respondidas assim que possível.

Além disso, posso te pedir para lembrar de mim em suas orações? Tenha certeza que você está todos os dias nas minhas, Deus abençoe você!

_____

Leia os Termos de uso deste blog ao deixar seu comentário: Termos de uso

Atenção: Este blog utiliza links de *Programas de Afiliados(nº6); ao adquirir qualquer produto/serviço através destes links eu recebo uma pequena comissão; entretanto, isso não tem nenhum custo adicional para você. Desde já, agradeço imensamente, que Deus lhe dê em dobro!

Qual a quantidade ideal de café por dia? Saiba qual a dose recomendada de xícaras e ml

You Might Also Like

0 comentários

Bem vinda(o) ao blog!
+ Deixe seu comentário, ele é muito apreciado e importante para mim.
+ Todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados.
+ Marque a opção "Notifique-me" para ser informada (o) quando seu comentário for respondido.

BAIXE AGORA