Como ter uma vida de oração diária - 4 passos para uma oração completa e transformadora

outubro 23, 2019

Dicas para vida de oração católica, o modelo perfeito de oração que pode mudar sua vida


Nem sempre conseguimos manter a vida de oração diária como gostaríamos e deveríamos. Na pressa dos nossos dias muitas vezes acabamos deixando de lado a oração, tão importante para nosso crescimento espiritual.

Ter uma relação íntima com Deus é essencial para quem deseja verdadeiramente viver a fé católica, e essa relação nós criamos e alimentamos através da oração.

Não falo somente das orações próprias da Igreja, que são muito louváveis e devem ser recitadas sempre, mas também da nossa oração pessoal, a nossa conversa particular que nos leva a um encontro íntimo com o Criador.


Se você se sente em uma luta constante para manter a vida de oração diariamente, saiba que você não está sozinha.


Todos nós enfrentamos essa dificuldade, o importante é tentarmos encontrar formas de superar essas dificuldades para não deixarmos a oração de lado.

Então, venho hoje mostrar 4 passos super simples para te auxiliar a permanecer firme na vida diária de oração.


Nossa Mãe Igreja nos ensina:

"A oração cristã é uma relação de Aliança entre Deus e o homem em Cristo. É a ação de Deus e do homem; brota do Espírito Santo e de nós, totalmente dirigida para o Pai, em união com a vontade humana do Filho de Deus feito homem."
 

- Catecismo  da Igreja católica, par. 2564
 
Santa Teresinha, por sua experiência revela que:

"Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria."


Leia também:
Oração da noite: Para dormir tranquilo e acordar bem
O Que é Um Diário De Oração E Como e Porque Você Precisa Fazer o Seu
Oração para o casal viver bem
7 orações ao Santo Anjo da Guarda
Oração ao Sagrado Coração de Jesus



Vocação universal à oração!

É fato que o homem está à procura de Deus, e pela criação Deus chama todo ser à existência. Ainda que o homem esqueça seu Criador ou esconda-se longe de sua Face, ainda que corra atrás de seus ídolos (tudo aquilo que toma o lugar de Deus na nossa vida), ou acuse a divindade de tê-lo abandonado, o Deus vivo e verdadeiro chama incessantemente cada pessoa ao encontro misterioso da oração.


Então como manter uma vida de oração diária na prática?

Dicas para vida de oração católica, o modelo perfeito de oração que pode mudar sua vida


Antes de qualquer coisa, se faz necessário um coração humilde e decidido a converter-se verdadeiramente. A alma aberta à mudança de vida e pensamento, aprende a orar guiada pela fé.

Jesus, no sermão da montanha, insiste na conversão do coração: a reconciliação com o irmão antes de apresentar uma oferenda no altar; o amor aos inimigos e a oração aos perseguidores; a oração ao Pai "em segredo"; a não multiplicação das palavras; o perdão do fundo do coração na oração; a pureza do coração e a busca do Reino.


Encontramos então, o modelo perfeito de oração na prece filial de Jesus, feita muitas vezes feita em segredo, na intimidade com o Pai, e em total confiança em ser ouvido por Ele. 
 

A oração na prática segundo o catecismo da Igreja Católica

4 passos práticos simples para uma oração completa: 

1. Adoração


"A adoração é a primeira atitude do homem que se reconhece criatura diante de seu Criador. Exalta a grandeza do Senhor que nos fez e a onipotência do Salvador que nos liberta do mal"

- Catecismo, par. 2628

Você pode utilizar uma oração ou um salmo de sua preferência, ou simplesmente dizer sua próprias palavras de adoração e louvor à Deus.
 

Planner Devocional Lectio Divina + Página Para Estudo Bíblico
Clique Para Fazer o Download Gratuito 


Sugestões de adoração


 ✣ Oração de Santo Afonso de Ligório

Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas e minha alma suspira por vós. Mas como não posso receber-vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, ao meu coração.

Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de vós! Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu, vulnerai e inflamai o meu coração, a fim de que esteja abrasado em vosso amor para sempre. Amém.

 

Como ter uma vida de oração diária - 4 passos para uma oração completa e transformadora
CLIQUE AQUI E COMECE AGORA


 ✣ Salmo 112

Aleluia. Louvai, ó servos do Senhor, louvai o nome do Senhor. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre. Desde o nascer ao pôr-do-sol, seja louvado o nome do Senhor. O Senhor é excelso sobre todos os povos, sua glória ultrapassa a altura do céu. Quem se compara ao Senhor, nosso Deus, que tem seu trono nas alturas, e do alto olha o céu e a terra? Ele levanta do pó o indigente e tira o pobre da imundície, para, entre os príncipes, fazê-lo sentar, junto dos grandes de seu povo. E a mulher, que, antes, era estéril, ele a faz, em sua casa, mãe feliz de muitos filhos.

2. Reparação

Aqui você reflete sobre seus pecados, pede perdão à Deus e a ajuda para superá-los e não mais voltar a pecar. Novamente, você pode orar com sua próprias palavras ou recitar um Ato de contrição que conheça.


Sugestão para reparação


✣ Ato de contrição

Senhor, meu Jesus Cristo, Deus e Homem verdadeiro, Criador e Redentor meu. Por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno, de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e vos estimo, pesa-me Senhor por vos ter ofendido, pesa-me também por ter perdido o Céu e merecido o inferno.

Mas proponho firmemente, com o auxílio de Vossa Divina graça, e pela poderosa intercessão de vossa Mãe Santíssima, emendar-me e nunca mais vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas, por vossa infinita misericórdia. Assim seja.

3. Ação de graças

Neste momento, pense nas graças e bençãos que Deus lhe concedeu e ofereça toda sua gratidão à Ele, especialmente pelas orações que misericordiosamente lhe foram atendidas. Se preferir, há vários Salmos de gratidão e ação de graças que você pode utilizar.


Sugestão de ação de graças


 ✣ Salmo 99

Aclamai o Senhor, por toda a terra. Servi o Senhor com alegria. Vinde, entrai exultantes em sua presença. Sabei que o Senhor é Deus: ele nos fez, e a ele pertencemos. Somos o seu povo e as ovelhas de seu rebanho. Entrai cantando sob seus pórticos, vinde aos seus átrios com cânticos; glorificai-o e bendizei o seu nome, porque o Senhor é bom, sua misericórdia é eterna e sua fidelidade se estende de geração em geração.


4. Súplica

"É pela oração de súplica que exprimimos a consciência de nossa relação com Deus: como criaturas, não somos nem nossa origem, nem senhores das adversidades, nem nosso fim último. Mas, como pecadores, sabemos, na qualidade de cristãos, que nos afastamos de nosso Pai. O pedido já é uma volta para Ele."

- Catecismo, par. 2629 


Geralmente esta é a parte que temos mais facilidade na oração, onde apresentamos nossas necessidades, dificuldades e pedidos diante de Deus. Porém mais que "fazer pedidos", este é o momento de colocarmos nossa vida inteiramente entregue à vontade de Deus.


Sugestão de súplica


✣ Oração para implorar a graça de Deus

Meu Senhor e meu Deus, Vós sois todo o meu bem, e quem sou eu para me atrever a falar-vos ? Sou o mais pobre dos teus servos, um vil verme, muito mais pobre e mais desprezível do que sei ou ouso dizer. Não obstante, lembrai-vos, ó Senhor, que eu não sou nada, não tenho nada e não posso fazer nada. Tu és apenas bom, justo e santo; Tu podes fazer todas as coisas, estás sobre todas as coisas, preenche todas as coisas, deixando vazio apenas o pecador. Lembrai-vos de Tuas misericórdias e enchei meu coração com Tua graça, Tu que não queres que Tua obra retorne a Ti vazia.

Como posso suportar essa vida miserável, a menos que Tua misericórdia e graça me fortaleçam? Não desvie Teu rosto de mim, não demore Tua visita. Não retire de mim o teu conforto, para que minha alma "não arqueje após ti como uma terra sedenta" (Sl 142,6). Senhor, ensina-me a fazer a Tua vontade, ensina-me a andar humildemente e retamente diante de Ti, pois Tu és a minha sabedoria, que me conhece na verdade, e me conheceu antes que o mundo fosse feito e antes de eu nascer na terra.

Fonte: Catecismo da Igreja Católica
_____



Lembre que o mais importante é perseverar na oração e nunca abandoná-la. Espero muito que estas sugestões possam ajudar na sua vida de oração diária.

Se você gostou deste artigo, ajude o blog a crescer, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais.

Tem um testemunho? Partilhe nos comentários sua história de fé, deixe também suas intenções e pedidos de oração para que possamos todos rezar uns pelos outros.

Dúvidas ou sugestões serão sempre respondidas o mais breve possível.

Além disso, posso te pedir para lembrar de mim em suas orações? Tenha certeza que você está todos os dias nas minhas, Deus abençoe você!

_____

Leia os Termos de uso deste blog ao deixar seu comentário: Termos de uso

Atenção: Este blog utiliza links de *Programas de Afiliados(nº6); ao adquirir qualquer produto/serviço através destes links eu recebo uma pequena comissão; entretanto, isso não tem nenhum custo adicional para você. Desde já, agradeço imensamente, que Deus lhe dê em dobro!

Como Ter Uma Vida Diária de Oração na Prática



You Might Also Like

2 comentários

Bem vinda(o) ao blog!
+ Deixe seu comentário, ele é muito apreciado e importante para mim.
+ Todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados.
+ Marque a opção "Notifique-me" para ser informada (o) quando seu comentário for respondido.

BAIXE AGORA