Círio de Nossa Senhora de Nazaré: Uma grande manifestação de fé e devoção

outubro 16, 2020

Círio de Nazaré: Conheça a história, curiosidades e símbolos desta grande procissão de fé

O Círio de Nossa Senhora de Nazare é considerado como a maior manifestação católica do mundo, normalmente atraindo mais de 2 milhões de pessoas que participam das romarias pelas ruas Belém

Conheça um pouco sobre essa bela devoção a Nossa Santa Mãe!


Origem da Imagem

Não se sabe ao certo a verdadeira origem, acredita-se que a imagem seja de Portugal e que teria chegado até aqui por missionários jesuítas que, na época, difundiam a devoção a Nossa Senhora de Nazaré em vários lugares da amazônia.


O encontro da imagem

Existem algumas versões sobre o encontro da imagem, apesar disso, o que se descreve no documento histórico é que em 1700, Plácido José de Souza a encontrou no final do mês de outubro, alguns passos ao sul da estrada do Maranhão, em pedras lodosas, às margens de um córrego.

Ele pensou que a imagem poderia ter sido perdida por algum peregrino que estive seguindo viagem para o Maranhão, pois muitos viajantes paravam por ali para beber água. Ou pudesse ser de algum cristão que, talvez surpreendido por índígenas, tivesse precisado fugir as pressas sem conseguir abrigar a imagem.

Ainda segundo os relatos, Plácido contou que a imagem estava com um manto que na sua parte interna continha um papel escrito "Nossa Senhora de Nazaré do Desterro" e que a levou para sua casa, porém no outro dia a imagem tinha sumido do altar que ele tinha preparado para ela. Ele então volta ao lugar onde a encontrou e a imagem estava lá, Plácido a leva novamente para casa e por vários dias o mesmo fato se repete.

O acontecimento virou notícia o que ocasionou em uma intervenção das autoridades civis e eclesiásticas, que levaram a imagem para o Palácio do Governo, para o Paço Episcopal e à recém-erguida Catedral, de onde ela continou sumindo e sendo achada no mesmo lugar.

Depois de todos esses sumiços da imagem, Plácido compreendeu que a imagem deveria permanecer no lugar onde ele a encontrou. Construiu-se então uma ermida para abrigá-la, e é nesse lugar do encontro da imagem que está situada a Basílica Santuário.

O desaparecimento da imagem, ficou conhecido como um milagre, um prodígio que revela a escolha de Deus por esse determinado lugar para que ali fosse manifestada a fé de seus filhos amados.


Leia também:
Conheça a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré
Veja todos os cartazes do Círio
Como rezar o Terço: Passo a passo
Oração a Maria para seus servos fiéis
Viagem: Lugares que todo católico deveria conhecer um dia
Conheça a verdadeira devoção Mariana



As imagens

Original: é a que foi encontrada por Plácido em 1700, apresenta estilo Barroco, tem 28 cm de altura e possui traços de uma senhora portuguesa. Passou por restauração por 3 vezes. Apesar das divergências dos relatos sobre a imagem estar ou não trajando um manto quanto foi encontrada, o fato é que em 1953, durante o VI Congresso Eucarístico Nacional em Belém, a imagem - por determinação Papa Pio XII  -  recebeu o manto (que foi confeccionado em cetim) e a coroa pontifícia, que foram feitos com fios de ouro e pedras preciosas.

Essa foi uma das três únicas vezes que a imagem saiu da Basílica, a segunda ocorreu em 1980 quando o então Papa João Paulo II veio a Belém e a terceira no Círio de número 200 em 1993.


Do Colégio Gentil: não há conhecimento sobre a origem desta imagem que foi acompanhou o Círio entre 1920 até 1968. Apenas se sabe que ela pertencia às irmãs do Colégio, foi confeccionada em gesso e possui traços bem diferentes da imagem original, o que acabou resultando na decisão de se produzir uma nova imagem.


Peregrina: encomendada pelo então Pároco, padre Luciano Brambilla, é a imagem que temos hoje. Desde 1969 acompanha todas as cerimônias oficiais e procissões que fazem parte do Círio de Nazaré. A imagem possui as cores e detalhes da pintura praticamente iguais da original, o que diferencia as duas é que na peregrina o burel (manta que cobre o Menino) possui detalhes em prata, já na original esses detalhes são em ouro.

Um fato curioso é que devido ao costume antigo, quando a imagem utilizada ainda era a do Colégio Gentil, da imagem retornar para a capela da escola ao fim de toda a Festa do Círio, muita gente pensa que ela permanece lá ao longo do ano, e na realidade ele fica na sacristria da Basílica.


Círio de Nossa Senhora de Nazaré: Uma grande manifestação de fé e devoção
CLIQUE AQUI E COMECE AGORA

Procissões

Romaria Ananindeua: acontece na sexta-feira antes do Círio, é a primeira romaria oficial da programação e também a de maior duração, cerca de 12 horas. Os fiéis normalmente acompanham o cortejo em bicicletas, motos, carros... e há também muitos que saem as ruas para esperar a imagem passar. Em diversos pontos do trajeto há algumas paradas para homenagens a Nossa Senhora de Nazaré, a principal delas é a do Hospital Ophir Loyola que é referência em Tratamento Oncológico do Pará.

Romaria Rodoviária: realizada no sábado, véspera do Círio, o trajeto com cerca de 24 quilômetros sai da Igreja Matriz de Ananindeua e termina com a chegada da imagem à orla de Icoaraci por volta das 8h.

Romaria Fluvial: uma das mais bonitas romarias da programação do Círio. O percurso de quase 18km é realizado pelas águas da Baía de Guajará, onde a embarcação da Marinha conduz a imagem peregrina a companhada de inúmeras outras embarcações com fiéis. Há barcos de todos os tipo e tamanhos, em muitos são celebrada a Santa Missa, com louvores e momentos de muita espiritualidade. Ao final da romaria a Imagem é recebida na escadinha (Praça Pedro Teixeira) com honras de Chefe de Estado, pela Polícia Militar baseado na Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré como Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora dessa grande honraria.

Moto Romaria: o  percurso de 2,6 quilômetros é acompanhado por motociclistas no trajeto que se encerra com a chegada da imagem ao Colégio Gentil Bittencourt. Esta romaria foi incorporada a programação do Círio em 1990, criada pela Federação Paraense de Motociclismo, que também queriam prestar suas homenagens a Nossa Senhora de Nazaré.

Cerimônia de Descida da Imagem Original: uma das cerimônias mais aguardadas por todos os devotos da Virgem de Nazaré. Momento único e um dos mais emocionantes, onde a imagem original desce do Glória para receber as homenagens que acontecem no interior da Basílica, permanecendo durante os 15 dias que marcam a Festa do Círio de Nazaré e retornando ao seu altar no Recírio.

Trasladação: procissão que acontece na véspera do Círio, na noite de sábado. Após a Santa Missa, a imagem peregrina sai do Colégio Gentil Bittencourt em procissão acompanhada pelos romeiros até a Catedral de Belém, fazendo assim o percurso inverso ao do Círio.

Círio de Nazaré: o ponto alto das Festas da Virgem de Nazaré e uma das maiores do mundo. O percurso tem 3,6 Km e acontece na manhã do segundo domingo de outubro. Recebe mais de 2 milhões de pessoas de toda parte do mundo que chegam até a cidade de Belém nesse época do ano especialmente para participar das procissões do Círio.

Fatos curiosos; a primeira procissão do Círio aconteceu em uma tarde de setembro no ano de 1793, começou a ser realizado pela manhã apenas em 1854; o local de saída atual da procissão do Círio (a Catedral de Belém) foi uma decisão de comum acordo do bispo Dom Macedo Costa com o Presidente da Província, Dr. Justino Ferreira Carneiro, em 1882; a definição do segundo domingo de outubro como o dia da procissão do Círio foi feita em 1901.

A programação conta ainda com mais 5 romarias: Ciclo Romaria; Romaria da Juventude; Romaria das Crianças; Romaria dos Corredores; Procissão da Festa.

Missa de Encerramento: acontece no quarto domingo de outubro e ao final é realizada a solenidade de encerramento da Festa do Círio. É celebrada desde 1982 com a inauguração da Praça Santuário, os Diretores da Festa neste momento recebem medalhas e diplomas em uma cerimônia realizada na Casa de Plácido.

Cerimônia do retorno da Imagem ao Glória: depois do encerramento da Festa da Círio a imagem original volta para o Glória.

Fato curioso; em apenas dois momentos de cada ano a imagem original desce do seu nicho no Glória; na ocasião das festividades do Círio e no mês de maio quando e comemorado a elevação da Basílica à Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém.

Recírio: realizada 15 dias após o Círio, onde após a Santa Missa na Praça Santuário a imagem peregrina segue em procissão até a capela do Colégio Gentil Bittencourt. Acredita-se que a primeira procissão do Recírio tenha sido realizada por volta do século XIX, no ano de 1859.


Os principais símbolos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré



Principais símbolos

A berlinda: começou a ser utilizada no Círio a partir de 1882; em 1885 foi introduzida à ela a corda; a berlinda utilizada atualmente é a quinta da história possui estilo barroco, foi confeccionada em cedro vermelho e é utilizada na procissão do Círio e Trasladação; em 2012 a berlinda passou por uma reestruturação onde foram colocados no seu interior um moderno sistema de iluminação com luzes brancas (que simbolizam a pureza e paz da Virgem Santíssima) além de luzes amarelas no exterior; a berlinda passa por alguns pequenos reparos a cada ano.

A corda: foi introduzida ao Círio no ano de 1885 depois que uma enchente deixou o percurso da procissão cheio de lama e a berlinda ficou atolada, como os cavalos que a acompanhavam até então não conseguiram puxá-la foi amarrada uma corda para retirá-la do lugar; possui atualmente 400 metros de comprimento e duas polegadas de diâmetro; até o ano de 2003, a corda possuía o formato de “U” e as duas extremidades ficavam atreladas à berlinda; a partir de 2004, a corda ganhou formato linear, por motivos de segurança, e foi dividida em 5 estações; foi retirada da procissão entre os anos de 1926 até 1930 depois de inúmeras polêmicas.

Os carros das Promessas e dos Anjos: são 13 carros no total que acompanham a procissão do Círio; são utilizados para receber ex-votos (elementos de promessa) e levar crianças que chegam vestidas de Anjos, simbolizando uma graça alcançada pelos pais; os treze carros são o Carro de Plácido, Barca da Guarda, a Barca Nova, Carro dos Anjos 1, Cestos de promessas, Carros dos Anjos 2, Barca com Velas, Carro dos anjos 3, Barca Portuguesa, carro dos Anjos 4, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Sagrada Família.

Casa de Plácido: a casa que leva o nome daquele que encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é o lugar onde os romeiros são acolhidos, não apenas na epóca do Círio mas durante todo o ano; foi inaugurada em 2009 e oferece alimentação, atendimento médico, espaço para descanso e recuperação aos peregrinos.


Oração Nossa Senhora de Nazaré

Senhora de Nazaré, da antiga raiz de Jessé, da casa real de Davi, descendente de São Joaquim e de Sant’Ana, sempre que a angústia, o medo e a solidão me abatem, me entrego em teus braços, ó Mãe. Como criança carente em busca de alívio, carinho e proteção, mergulho em teu Coração Imaculado e consagro a ti, querida Mãe, o meu passado e todas as minhas lembranças, o momento presente e todas as suas aflições, o meu futuro e a vida eterna que Deus me reserva no céu. O Sacramento do Batismo que um dia recebi, me tornou filho (a) de Deus e filho teu, ó Mãe. E fez-me também herdeiro (a) de Seu Reino. Por isso, venho agora renovar, diante de ti, ó Virgem de Nazaré, as promessas do meu Batismo.

E para que eu possa ser fiel a elas até o fim de minha vida, peço a tua intercessão junto ao teu Filho Jesus. Doce Senhora de Nazaré, a ti consagro, agora, as minhas aspirações, meus projetos, meus sonhos, minha missão, minhas realizações, tudo o que tenho e tudo o que sou. Consagro também todos os dias restantes de minha vida terrena, pedindo por eles a tua intercessão e a tua bênção materna, para que sejam dias serenos, cheios de paz e de muitas graças. Quero também te consagrar desde já, Senhora de Nazaré, o momento de minha morte quando, por tuas mãos e amparado (a) pelos braços de teu esposo São José, poderei, finalmente, ver o teu rosto e abraçar teu filho Jesus e contemplar a glória do Pai, no amor infinito do Espírito Santo. Amém!

Fonte: ciriodenazare.com.br; basilicadenazare.com.br
_____

Se você gostou deste artigo seja um evangelizador e compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, ajude este conteúdo chegar até aqueles que precisam estar mais perto de Deus.

Tem um testemunho? Partilhe nos comentários sua história de fé, deixe também suas intenções e pedidos de oração para que possamos todos rezarmos uns pelos outros.

Dúvidas ou sugestões serão sempre respondidas o mais breve possível.

Além disso, posso te pedir para rezar hoje uma Ave-Maria por mim e por este apostolado? Deus abençoe você!
_____

Leia os Termos de uso deste blog ao deixar seu comentário: Termos de uso

Atenção: Este blog utiliza links de *Programas de Afiliados(nº6); ao adquirir qualquer produto/serviço através destes links recebe-se uma pequena comissão; entretanto, isso não tem nenhum custo adicional para você. Desde já, meu muito obrigado, que Deus lhe dê em dobro!
 
Conheça como começou a festa do Círio de Nazaré

 

You Might Also Like

0 comentários

Bem vinda(o) ao blog!
+ Deixe seu comentário, ele é muito apreciado e importante para mim.
+ Todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados.
+ Marque a opção "Notifique-me" para ser informada (o) quando seu comentário for respondido.

BAIXE AGORA