História de Santa Teresinha - Conheça a vida da florzinha do Carmelo
outubro 02, 2019
Reprodução: Flickr
Em 1º de outubro, celebramos o dia de Santa Teresinha do Menino Jesus. Em comemoração deste tão sublime dia, veja um breve resumo sobre a vida de nossa amada florzinha do Carmelo.
Infância de Santa Teresinha - Sofrimento e desabrochar da Vocação
Em 2 de Janeiro de 1873 nascia em Alençon na França, a nona e última filha de Luis e Zélia Martin. Já no dia seguinte foi batizada como Maria Francisca Teresa, popularmente conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus.
Era uma criança extremamente amável e vivaz, como também bastante sensível às operações da graça. Aprendeu logo cedo a rezar com prazer e aos 2 anos de idade "tomou a resolução de tornar-se freira". "Não recusar nada ao bom Deus" foi o propósito que ela fez quando tinha apenas 3 anos.
O sofrimento foi um desenlace de sua vida, aos 4 anos de idade perdia sua querida mãe e sua família então muda-se para Lisieux.
Teresa aos 8 anos de idade com sua irmã Celina / Reprodução: Jovens conectados |
Sua primeira comunhão aconteceu um ano depois, em 8 de maio de 1884: "O mais belo dia chegou. Que inefáveis recordações deixaram em minha alma." Ela se uniu permanentemente a Jesus e pediu a Ele que tomasse para Si a liberdade dela.
Também em História de uma alma, ela conta que aos 13 anos, durante a Missa do Galo, Jesus realizou "num instante" a "conversão total" de sua inocente alma.
Sua vocação desabrochou na Festa de Pentecostes de 1887, quando o pai lhe deu permissão para tornar-se religiosa.
CLIQUE AQUI E COMECE AGORA |
Leia também:
⇀ Frases de Santa Teresinha
⇀ Reze a novena de Santa Teresinha
⇀ As 4 grandes lições de Santa Teresinha do Menino Jesus
⇀ Saiba quem foi Santa Catarina Labouré
⇀ A vida de Santa Teresa d'Ávila
⇀ Santa Gianna Beretta Molla um exemplo de santidade em defesa da vida
Ingresso e vida no Carmelo
No ano seguinte, em 9 de abril, inundada de entusiasmo de entregar-se inteiramente ao Amor Misericordioso, ingressou no Carmelo aos 15 anos de idade.Dedicou os nove anos que passou atrás das grades do convento, a fazer tudo por amor à Jesus.
Descobriu a sua pequena via, um caminho pelo qual tornava as pequenas coisas do dia a dia - as mais triviais, corriqueiras, ordinárias - em um ato de amor à Deus e ao próximo.
Certos acontecimentos vividos e relatados por ela - como os citados abaixo - nos ensinam que cada dia pode ser cheio de oportunidades para a resignação e o crescimento das virtudes.
Teresinha e suas irmãs do carmelo / Reprodução: Blog formação católica |
“Eis minha primeira vitória, não é grande, mas custou-me bastante. Apareceu quebrado um jarrinho que estava atrás de uma janela. Julgando ser eu quem o deixou fora do lugar, nossa Mestra mo indicou, recomendando que de outra vez prestasse mais atenção. Sem dizer nada, beijei o chão e a seguir prometi ser mais ordeira para o futuro. Em consequência da minha pouca virtude, tais práticas me custavam bastante.”
“Na comunidade vive uma irmã que possui o dom de me desagradar em todas as coisas. Seus modos, suas palavras, seu gênio, pareciam-me muito desagradáveis. Trata-se, todavia, de uma santa religiosa, que será muito agradável ao Bom Deus. Por esta razão, não querendo ceder à antipatia natural que experimentava, pensei comigo que a caridade não consistiria em sentimentos, mas em atitudes. Dediquei-me então a fazer pela irmã o que faria pela pessoa a quem mais amasse."
"Durante muito tempo, na oração da tarde, meu lugar ficava na frente de uma irmã que tinha uma mania estranha (…) Logo que chegava, a irmã punha-se a fazer um estranho ruído semelhante ao que resultaria de quando se esfregam duas conchas. (…) Explicar-vos (…) quanto o ruído me aborrecia seria vã pretensão. Sentia muita vontade de voltar a cabeça e encarar a culpada, que certamente não notava seu tique. (…) No fundo do coração, porém, percebia ser preferível sofrer tal coisa, por amor a Deus e para não magoar a irmã. Ficava, pois, quieta, procurando unir-me ao Bom Deus e esquecer o ruído… Era tudo inútil. Sentia-me banhada de suor, e era obrigada a fazer oração com sofrimento (…) Procurava então gostar do leve ruído, tão desagradável. Em vez de pretender não escutá-lo - coisa impossível - , punha atenção em ouvi-lo bem, como se fora maravilhoso concerto, e toda minha oração (…) limitava-se em oferecer tal concerto a Jesus.”
“Outra ocasião, na lavagem de roupa, estava diante de uma irmã que me espirrava água suja no rosto, todas as vezes que levantava os lenços na tábua de bater. Meu primeiro ímpeto foi o de recuar e enxugar o rosto, a fim de dar a entender à irmã que me aspergia que me faria favor se parasse. Mas logo pensei que seria grande tolice minha recusar tesouros que me eram dados tão generosamente, e muito me precavi de não dar a perceber minha luta. Apliquei todo o meu esforço em desejar receber muita água suja, de sorte que no fim já me tinha realmente afeiçoado ao novo gênero de aspersão, prometendo a mim mesma retornar, na próxima oportunidade, ao feliz lugar, onde se recebiam tantas preciosidades."
Doença e morte da florzinha de Jesus
Em 1896 uma grave enfermidade se manifestou e a submeteu a martírio contínuo até o momento de sua morte em 1897.Teresa chegou a dizer no final de seus dias, "que nunca pensou que fosse capaz de sofrer tanto como sofreu".
Santa Teresinha durante sua doença / Reprodução: Montfort. org |
Porém, Jesus sempre esteve a seu lado amparando-a, pois durante esse tempo recebeu graças profundas e abundante alegrias espirituais.
À medida que percorria seu Calvário, Teresinha ia cumprindo com perfeição a vontade de Deus a seu respeito:
"Sinto que minha missão vai começar. A missão de fazer amar ao Bom Deus como eu O amo. De ensinar às almas a minha pequena via".
Via essa de inocência e do Amor Misericordioso, a perfeição da sabedoria.
Em 30 de setembro, pouco antes de morrer, exclamou:
"Não me arrependo em nada de me haver abandonado inteiramente ao Amor. Muito pelo contrário".
Às 7 da noite, olhou para o Crucifixo e proferiu suas últimas palavras "Meu Deus, eu vos amo!"
Sua morte foi um prenúncio de chuva de graças obtidas por sua intercessão.
Santa Teresinha, espalhou por toda a terra o perfume de sua santidade heróica, realizando uma grandiosa obra espiritual tão necessária nos dias atuais.
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!
Fonte: Livro História de uma alma; Nossa Senhora de Fátima.org; Basílica Santa Teresinha; Blog formação católica.
_____
Espero que este conteúdo contribua e possa ser um instrumento de graça na sua vida.
Se você gostou deste artigo seja um evangelizador e compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais, ajude este conteúdo chegar até aqueles que precisam estar mais perto de Deus.
Tem um testemunho? Partilhe nos comentários sua história de fé, deixe também suas intenções e pedidos de oração para que possamos todos rezarmos uns pelos outros.
Dúvidas ou sugestões serão sempre respondidas o mais breve possível.
Além disso, posso te pedir para rezar hoje uma Ave-Maria por mim e por este apostolado? Deus abençoe você!
_____
Leia os Termos de uso deste blog ao deixar seu comentário: Termos de uso
Atenção: Este blog utiliza links de *Programas de Afiliados(nº6); ao adquirir qualquer produto/serviço através destes links recebe-se uma pequena comissão; entretanto, isso não tem nenhum custo adicional para você. Desde já, meu muito obrigado, que Deus lhe dê em dobro!
0 comentários
Bem vinda(o) ao blog!
+ Deixe seu comentário, ele é muito apreciado e importante para mim.
+ Todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados.
+ Marque a opção "Notifique-me" para ser informada (o) quando seu comentário for respondido.